Presidente do Instituto Ricardo Jorge elogia combate à pandemia em Cabo Verde

17 de Março 2022

O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, elogiou esta quinta-feira, na Praia, o combate à pandemia de Covid-19 em Cabo Verde, que esta semana chegou a registar um único caso ativo, oficialmente.

Há dois anos, o INSA, em Portugal, começou a receber as primeiras amostras suspeitas provenientes de Cabo Verde, tendo confirmando em 20 de março de 2020 o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago.

“Cabo Verde, para além de ter um sistema muito bom de vigilância e deteção muito precoce – e é essencial -, também tem outro fator relativamente favorecedor. É que por natureza está confinado, cada ilha está confinada. Portanto diminui também esta área”, afirmou o presidente do conselho diretivo do INSA, em declarações à agência Lusa.

Na segunda-feira o arquipélago chegou a contar, oficialmente, segundo dados do Ministério da Saúde de Cabo Verde, um único caso ativo de Covid-19, número que, entretanto, subiu para oito. No pico da pandemia, em janeiro deste ano, o arquipélago chegou a ter ativos mais de sete mil casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde já contou 55.914 infeções provocadas pelo vírus SARS-CoV-2 e 401 mortes associadas à doença.

Fernando de Almeida reconheceu que para África em geral “temia-se o pior”, com a Covid-19, o que “não aconteceu”.

“Há uma situação que está a ser analisada, que está a ser estudada – e felizmente que as coisas acontecem assim -, sobre o comportamento deste SARS-CoV-2 em África, ou pelo menos nas populações africanas”, apontou.

Ainda assim, sublinha que “isso não invalida que, associando o calor, a capacidade de investigação, a capacidade de deteção destes casos e o trabalho que está a ser feito, se considere um bom desempenho” por parte de Cabo Verde na gestão da pandemia.

“Vejo com alguma satisfação esta situação. E como disse, é um ‘case study’ que vamos acompanhar”, concluiu o presidente do INSA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights