Maria de Belém alerta para “insegurança enorme” no SNS e pede propostas concretas

6 de Janeiro 2024

A ex-ministra da Saúde Maria de Belém alertou hoje para uma “insegurança enorme em relação ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde” e pediu aos partidos que concretizem propostas nesta área em termos de recursos humanos e financeiros.

 À entrada para o 24.º Congresso Nacional do PS, que decorre desde sexta-feira na Feira Internacional de Lisboa (FIL) e que termina no domingo, a antiga candidata à Presidência da República foi questionada sobre o estado atual da saúde, dizendo que é uma área “importantíssima”, manifestando alguma preocupação.

“Estamos a sentir todos uma insegurança enorme em relação ao funcionamento do SNS. E o SNS é um pilar da nossa democracia. É um pilar porque é construtor de coesão social, e de nessa coesão social ter uma atenção muito especial aos mais vulneráveis, não os podemos deixar para trás de forma nenhuma”, alertou.

Interrogada sobre o estado atual das urgências, a antiga ministra da Saúde (de 1995 a 1999) respondeu que os eleitores têm que fazer a sua avaliação sobre as propostas apresentadas pelos partidos.

“Ainda não li propostas concretas por parte dos outros partidos que possam resolver essa questão. Portanto é bom que as pessoas estejam atentas e sobretudo que estejam atentas a uma coisa: é muito fácil quando se está em campanha eleitoral prometer coisas que parecem fantásticas mas eu acho que nós estamos num momento de maturidade da nossa democracia que temos que exigir, sobretudo numa área que é tão exigente em termos de recursos”, avisou.

Na opinião de Maria de Belém, quem faz as propostas tem que dizer com que recursos vai concretizá-las, “quer humanos, quer financeiros”.

“Vamos ver se aquelas promessas que parecem tudo resolver como se fosse uma varinha mágica, quanto custa e em que tempo é que consideram que podem concretizar essas propostas

Maria de Belém disse esperar que o PS “defina claramente aquele que é o seu programa político”.

“Não ainda o programa detalhado porque ainda não estamos em época eleitoral, estamos em época pré-eleitoral, e que se pronuncie sobre alguma áreas que foram até objeto no debate interno [do PS]”, considerou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights