Associação promove várias sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica

10 de Janeiro 2024

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai realizar, em Leiria, várias sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica junto dos mais jovens.

As sessões de esclarecimento vão ser realizadas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos e na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, a alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

No âmbito da campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”, a iniciativa tem como objetivo “consciencializar os estudantes para a prevenção desta doença.

Citada em comunicado, Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, destaca que “estas sessões podem contribuir de forma positiva para o programa de educação em saúde de várias escolas, bem como prevenir e reduzir a incidência da doença renal crónica. Vamos continuar a promover várias ações de consciencialização, ministradas por médicos e enfermeiros, em escolas básicas e secundárias de norte a sul do país”.

A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Desde 2018, a ANADIAL já marcou presença em mais de 200 escolas básicas e secundárias, de norte a sul do país, envolvendo mais de 10 mil alunos entre os 11 e os 18 anos, na prevenção da doença renal crónica.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Ventura transferido para cateterismo no hospital de Setúbal

O presidente do Chega, André Ventura, realizou hoje exames e análises que afastam suspeitas de algum problema cardíaco, mas, “por precaução”, foi transferido para o hospital de Setúbal para efetuar um cateterismo, disse fonte hospitalar.

Marcelo espera que Ventura “melhore e tenha juízo”

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje que o presidente do Chega, André Ventura, “melhore e tenha juízo”, referindo que o contactou no dia em foi hospitalizado e lhe recomendou que tivesse precauções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights