Máscaras voltam a ser obrigatórias em centros de saúde e hospitais em Espanha

10 de Janeiro 2024

As máscaras voltaram a ser obrigatórias hoje em Espanha, nos centros de saúde e nos hospitais, por causa da gripe e da covid-19, que estão também a causar congestionamento nos serviços de saúde.

A medida já estava em vigor em seis das 17 comunidades autónomas de Espanha, um país totalmente descentralizado em que a saúde é tutelada pelos governos regionais, mas foi hoje alargada a todo o país por decisão do executivo central, através de um mecanismo previsto na lei que já tinha sido usado durante a pandemia de covid-19.

As máscaras passaram também a ser recomendadas, desde hoje, noutros espaços, como as farmácias, segundo revelou o Ministério da Saúde.

A ministra Monica García disse hoje, numa conferência de imprensa, que a situação epidemiológica das “infeções respiratórias agudas” em Espanha, que incluem a gripe e a covid-19, está dentro dos valores do período pré-pandemia, mas num nível considerado alto.

Nas últimas semanas, em especial a gripe, registou uma “subida aguda”, provocando “tensão” na resposta de hospitais e centros de saúde, justificou.

Nos últimos dias, têm sido notícia em Espanha as longas horas de espera nos serviços de saúde por causa da gripe e pelo menos dois hospitais da Catalunha suspenderam as cirurgias não urgentes para canalizar os recursos para o atendimento urgente dos casos de infeções respiratórias.

Os governos regionais poderão decidir passar a obrigatoriedade de máscara para uma recomendação se durante duas semanas consecutivas houver uma diminuição nos casos de gripe e covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

A ministra não explicou, porém, durante quanto tempo se manterá em vigor a obrigatoriedade de máscara nas unidades de saúde por decisão do Governo central.

As máscaras nas unidades de saúde já eram, desde há dias, obrigatórias na Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão, Múrcia, Ilhas Canárias e Astúrias.

As Canárias decidiram hoje que as máscaras passam também a ser obrigatórias nas residências de idosos para os visitantes e trabalhadores, durante um período temporário, “enquanto durar o pico epidémico de infeções por gripe e coronavírus [covid-19]”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights