Especialistas alertam para importância de reduzir a utilização inapropriada dos serviços de urgência

12 de Janeiro 2024

O Projeto Saúde Mental 360º Algarve dinamiza na próxima segunda-feira uma sessão sobre utilização eficaz dos serviços de urgência.

“Serviços de urgência, quando e como utilizar, para não sobrecarregar” é o mote da próxima sessão informativa, do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, enquadrada na atividade ‘’Saúde em Dia’’.

Em comunicado, a fundação destaca que “a sobrecarga dos serviços de urgência tem sido amplamente debatida nos últimos dias. Mesmo com algumas medidas de contingência, as consequências deste cenário traduzem-se em longas horas de espera dos utentes e impactam severamente a capacidade de resposta das unidades de saúde, colocando em causa o atendimento de situações verdadeiramente urgentes.”

Rita Sequeira, enfermeira especialista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), irá conduzir esta sessão, que tem como objetivo “alertar para a importância de se reduzir a utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência dos hospitais, apresentando alternativas seguras e com qualidade.”

“Esta iniciativa resulta de uma necessidade premente dos nossos utentes e da população em geral em saber como devemos utilizar de forma racional os serviços de urgência. É cada vez mais importante investir na literacia em saúde e na capacitação dos cidadãos pessoas para navegarem no sistema de saúde e tomarem as suas decisões em saúde de forma responsável. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde’’, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve.

A sessão decorre no próximo dia 15 de janeiro, pelas 15h00, no auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights