“À mesa com Saúde”: Chef Gonçalo Melo prepara jantar comentado por médicos e investigadores

22 de Janeiro 2024

Dia 26 de janeiro, às 20h, decorre a terceira edição de "À mesa com Saúde", encontro gastronómico que reúne médicos e investigadores para abordar a dieta mediterrânica e o seu impacto na prevenção de doenças.

No âmbito do projeto de literacia em saúde do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o jantar será degustado e simultaneamente explicado, contando com o enquadramento científico de João Malva, investigador e diretor do Instituto de Farmacologia e Terapêutica da FMUC, e Manuel Teixeira Veríssimo, médico, professor e presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Entre frutos secos, tomate, saganakis, amêijoas, polvo e peixe, nunca descurando o iogurte natural, o azeite e as azeitonas, o jantar, da autoria do chef Gonçalo Melo, tem como objetivo explorar o reconhecido potencial da dieta mediterrânica na saúde, nomeadamente na prevenção de doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, entre outras.

Henrique Girão, diretor do iCBR, afirma que “é fundamental desmistificar o papel da alimentação na medicina preventiva: a ciência mostra-nos que os alimentos auxiliam na redução de fatores de risco, na prevenção e tratamento de doenças e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida. A Dieta Mediterrânica, rica em vegetais frescos, da época e de produção local, e muito equilibrada a nível nutricional, é uma verdadeira obra-prima de educação alimentar.”

O jantar decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights