Covid-19: Portugal regista aumento de novas infeções contrariando decréscimo europeu

23 de Janeiro 2024

Portugal registou 4.451 novos casos de Covid-19 entre 11 de dezembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024, um aumento de 43% face ao período de 28 dias precedente, que contraria o decréscimo reportado na Europa.

Os dados foram hoje divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atualiza periodicamente a informação epidemiológica sobre a Covid-19.

Segundo a OMS, a Europa comunicou mais de 701 mil novos casos entre 11 de dezembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024, um decréscimo de 13% face ao período de 28 dias anterior, de 13 de novembro a 10 de dezembro de 2023.

Portugal figura entre os 10 países europeus – dos 62 que transmitiram dados à OMS – com aumentos de mais de 20% nas novas infeções, ocupando a sétima posição, à frente de Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

Entre 11 de dezembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024, Portugal registou 4.451 novos casos de Covid-19, um aumento de 43% face ao período de 13 de novembro a 10 de dezembro de 2023.

Nos períodos comparativos em análise, Portugal reportou menos 49% de novas hospitalizações.

A região da Europa teve 4.194 novas mortes por Covid-19 entre 11 de dezembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024, um decréscimo de 3% face ao período de 13 de novembro a 10 de dezembro de 2023.

A OMS ressalva que os dados hoje divulgados estão subestimados, uma vez que nem todos os países no mundo comunicam informação e a estratégia de testagem, que permite identificar novas infeções, alterou-se.

Desde o início da pandemia da Covid-19, e até 07 de janeiro, foram reportados à OMS mais de 774 milhões de casos e mais de sete milhões de óbitos.

A Covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado inicialmente em 2019 na China e que assumiu várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights