Pneumologista da ULS de Braga eleita para cargo da Sociedade Europeia Respiratória

1 de Fevereiro 2024

Joana Pereira, médica especialista do Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), foi eleita, no passado dia 9 de janeiro, para secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS).

A médica especialista representa, também, os pneumologistas em início de carreira dedicados à pneumologia oncológica da ERS, nos últimos dois anos.

“Esta eleição representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora. É um privilégio poder continuar a aprender e a trabalhar com especialistas em pneumologia e investigadores de referência a nível europeu, dedicados à oncologia torácica”, refere Joana Pereira.

A candidatura surgiu pelo incentivo do presidente da Assembleia de Pneumologia Oncológica da ERS, Torsten Gerriet Blum, pneumologista e professor de Medicina Respiratória em Berlim.

O Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS definiu as estratégias a cumprir até 2027, que implicará o alinhamento de instrumentos a nível nacional e internacional, com vista a garantir uma cobertura universal de cuidados oncológicos, nomeadamente no que diz respeito ao rastreio do cancro do pulmão, o respetivo diagnóstico e estadiamento.

“O acesso aos novos fármacos e a inclusão em ensaios clínicos para os utentes com cancro do pulmão e mesotelioma são, igualmente, objetivos traçados pelo Grupo”, acrescenta Joana Pereira.

O Grupo dará continuidade à promoção da investigação e à formação na área da oncologia torácica, e pretende manter a colaboração ativa com outras organizações, nomeadamente com a European Lung Foundation.  Neste sentido, contribuirá, à semelhança do que acontecia até ao momento, para a atualização de normas europeias fundamentais na divulgação e implementação das melhores práticas médicas.

O Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society tem por base um conjunto de missões na representação dos médicos especialistas em pneumologia: a defesa da promoção da investigação básica, epidemiológica, translacional e clínica no cancro do pulmão, patologia pleural e de mediastino; construção de uma autoridade de referência para a pneumologia oncológica na Europa com especial foco na escrita de orientações europeias; organizar congressos, simpósios, seminários, reuniões científicas e outros eventos clínicos, científicos, educativos e de sensibilização, presencialmente e em formato digital; contribuir para a escrita científica através de publicações em revistas científicas bem como através de meios de comunicação destinados a promover, incentivar ou divulgar a investigação ou o trabalho educativo no domínio da pneumologia oncológica; apoiar e incentivar programas de formação e investigação para os membros da ERS; colaborar com outras organizações nacionais e internacionais com objetivos ou funções semelhantes; colaborar com as organizações representativas de utentes com cancro do pulmão e outras patologias respiratórias.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights