Pneumologista da ULS de Braga eleita para cargo da Sociedade Europeia Respiratória

1 de Fevereiro 2024

Joana Pereira, médica especialista do Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), foi eleita, no passado dia 9 de janeiro, para secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS).

A médica especialista representa, também, os pneumologistas em início de carreira dedicados à pneumologia oncológica da ERS, nos últimos dois anos.

“Esta eleição representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora. É um privilégio poder continuar a aprender e a trabalhar com especialistas em pneumologia e investigadores de referência a nível europeu, dedicados à oncologia torácica”, refere Joana Pereira.

A candidatura surgiu pelo incentivo do presidente da Assembleia de Pneumologia Oncológica da ERS, Torsten Gerriet Blum, pneumologista e professor de Medicina Respiratória em Berlim.

O Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS definiu as estratégias a cumprir até 2027, que implicará o alinhamento de instrumentos a nível nacional e internacional, com vista a garantir uma cobertura universal de cuidados oncológicos, nomeadamente no que diz respeito ao rastreio do cancro do pulmão, o respetivo diagnóstico e estadiamento.

“O acesso aos novos fármacos e a inclusão em ensaios clínicos para os utentes com cancro do pulmão e mesotelioma são, igualmente, objetivos traçados pelo Grupo”, acrescenta Joana Pereira.

O Grupo dará continuidade à promoção da investigação e à formação na área da oncologia torácica, e pretende manter a colaboração ativa com outras organizações, nomeadamente com a European Lung Foundation.  Neste sentido, contribuirá, à semelhança do que acontecia até ao momento, para a atualização de normas europeias fundamentais na divulgação e implementação das melhores práticas médicas.

O Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society tem por base um conjunto de missões na representação dos médicos especialistas em pneumologia: a defesa da promoção da investigação básica, epidemiológica, translacional e clínica no cancro do pulmão, patologia pleural e de mediastino; construção de uma autoridade de referência para a pneumologia oncológica na Europa com especial foco na escrita de orientações europeias; organizar congressos, simpósios, seminários, reuniões científicas e outros eventos clínicos, científicos, educativos e de sensibilização, presencialmente e em formato digital; contribuir para a escrita científica através de publicações em revistas científicas bem como através de meios de comunicação destinados a promover, incentivar ou divulgar a investigação ou o trabalho educativo no domínio da pneumologia oncológica; apoiar e incentivar programas de formação e investigação para os membros da ERS; colaborar com outras organizações nacionais e internacionais com objetivos ou funções semelhantes; colaborar com as organizações representativas de utentes com cancro do pulmão e outras patologias respiratórias.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Contar a Estória do SNS: Encontro marcado para 25 de junho no ISCSP

No próximo dia 25 de junho, pelas 14h30, o Auditório Adriano Moreira, no ISCSP – ULisboa, recebe uma iniciativa dedicada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e às suas muitas estórias. Sob o mote “Vamos contar uma estória”, o evento convida todos a refletir sobre o impacto do SNS na vida dos portugueses – ontem, hoje e no futuro. Mais do que uma estrutura, o SNS é feito de pessoas, experiências e valores. São essas narrativas, silenciosas mas marcantes, que se pretende ouvir e partilhar.

Centro de Endoscopia Avançada marca nova etapa no tratamento da obesidade

O Centro de Endoscopia Avançada Carlos Moreira da Silva – ULSM iniciou uma nova etapa no tratamento da obesidade com a introdução de novas técnicas endoscópicas minimamente invasivas, com destaque para a gastroplastia endoscópica, também conhecida como o endosleeve, e o TORe, para redução de anastomose gastrojejunal após bypass gástrico, em caso de ganho de peso recorrente.

MAIS LIDAS

Share This