Oeiras disponibiliza rastreios para VIH e hepatites virais

6 de Fevereiro 2024

A Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa, está a disponibilizar rastreios para deteção precoce do VIH e de hepatites virais no âmbito de uma parceria com a Associação Nacional das Farmácias, anunciou esta terça-feira o município.

Podem usufruir dos rastreios gratuitos residentes no concelho entre os 18 e os 65 anos, podendo cada pessoa fazer até três rastreios, a cada seis meses, indicou a Câmara de Oeiras num comunicado.

“No caso de resultados reativos, o utente pode optar por realizar um teste de confirmação e, neste caso, cabe à farmácia comunicar os resultados, através do SNS24”, acrescentou a autarquia.

Os rastreios gratuitos começaram a ser feitos no dia 08 de janeiro mas, para assinalar a parceria, o presidente da Câmara, Isaltino Morais, vai fazer um rastreio ao VIH e hepatites virais de forma simbólica, para incentivar a população residente no concelho.

A iniciativa surge na sequência da adesão do município ao projeto internacional “Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH”.

Participam na iniciativa 11 farmácias do concelho de Oeiras.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights