Enfarte agudo de miocárdio: Especialistas alertam para importância do diagnóstico e tratamento atempado

9 de Fevereiro 2024

No âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lança um alerta sobre a importância do diagnóstico e tratamento do enfarte agudo de miocárdio.

A iniciativa, integrada na Campanha Cada Segundo Conta, visa alertar a população para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce desta doença.

Citada em comunicado, Rita Calé Theotónio, presidente da APIC salienta: “Com esta iniciativa pretendemos reforçar a consciencialização para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio.”

“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo, pelo que é primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível, após o início dos sintomas. Além disso, queremos que as pessoas saibam que a Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica estão a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, de forma a assegurar o tratamento, por angioplastia primária, de doentes com enfarte agudo do miocárdio”, acrescentou.

De acordo com João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta (APIC), “após serem identificados os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, o mais importante é atuar com a rapidez necessária. Atualmente, existem 23 hospitais públicos que integram a Via Verde Coronária. É preciso alertar a população de que não devem ter medo de pedir ajuda. Quando não tratado, o enfarte agudo do miocárdio pode trazer consequências graves para a saúde ou ser, até, fatal. É importante não adiar o tratamento”.

“Os sintomas mais comuns de enfarte agudo do miocárdio são a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância”, acrescenta médico cardiologista.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.

Para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights