Bayer promove debate ‘A Sustentabilidade no Ambiente e na Saúde’

21 de Fevereiro 2024

A Bayer e a CNN Portugal juntam-se para promover um debate alargado sobre a ‘Sustentabilidade no Ambiente e na Saúde’. A iniciativa junta especialistas, investigadores, empresas e governo para abordar a sustentabilidade nas áreas da saúde e do ambiente e como estas duas estão diretamente relacionadas. 

É um direito internacional reconhecido pela Nações Unidas e consta na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: a saúde é uma prioridade para a humanidade, mas para a melhorar é preciso intervir também áreas como a justiça social e a proteção do ambiente. Preservar a biodiversidade, combater as alterações climáticas são missões ligadas a uma profunda alteração da economia e dos nossos hábitos, sem a qual não será possível salvar as populações e o planeta. ‘Mais ambiente, melhor saúde’ é o mote deste CNN Portugal Summit apoiado pela Bayer, que se foca na saúde humana, saúde animal e saúde vegetal procurando responder diariamente à sua visão de saúde para todos, fome para ninguém.

A abertura do evento fica a cargo de Marco Dietrich, Diretor Geral da Bayer Portugal e sublinha a relevância do papel dos profissionais de saúde e das instituições na construção de práticas mais responsáveis.

Em seguida o Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo, abordará o tema ‘Uma saúde mais democrática’ falando sobre a relação entre saúde e ambiente e a importância de encontrar soluções baseadas no compromisso de responder às alterações climáticas e garantir a qualidade da saúde dos cidadãos.

Segue-se o debate ‘Uma só saúde: pessoas e ambiente’ com a participação de Luís Campos (Presidente do Conselho Português Saúde e Ambiente), Carlos Cortes (Bastonário Ordem dos Médicos) e Isabel Vaz (CEO Luz Saúde).

Rita Sá Machado, Diretora-geral da Saúde, dedicará a sua intervenção ao tema ‘Melhor ambiente e melhor saúde’ e por fim, realiza-se o último debate do evento ‘Negócios sustentáveis são negócios rentáveis’ com a participação de Lino Dias (Bayer), Mariana Ribeiro Ferreira (Vice-presidente do GRACE) e João Coimbra (Engenheiro Agrónomo).

Marco Dietrich, diretor-geral da Bayer em Portugal afirma que “em 2024 assinalamos 115 anos da Bayer em Portugal, uma presença marcada pela inovação que trazemos diariamente aos doentes e agricultores. Neste ano, queremos promover a reflexão sobre os caminhos que nos levam a uma maior sustentabilidade de todo o sistema económico na saúde e na agricultura. E atualmente essa reflexão tem necessariamente de olhar para o ambiente e os grandes desafios do combate às alterações climáticas, cujo impacto não podemos escamotear”.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, é já consensual que a saúde das populações é influenciada por uma multiplicidade de fatores, a maioria dos quais (estima-se que 70%) fora do âmbito usual dos sistemas de saúde propriamente ditos, que constituem o fim de linha quando os problemas já estão instalados. De entre os principais determinantes de Saúde surgem os fatores Ambientais. As Nações Unidas estimam que atualmente 1 em cada 4 mortes no Mundo está relacionada com riscos ambientais.

A iniciativa está agendada para 29 de fevereiro às 9h00 na sala Luís Freitas Branco do Centro Cultural de Belém (CCB).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights