Grupo de alunos que praticava canoagem resgatado do mar em Vila do Conde

25 de Fevereiro 2024

Um grupo de alunos, incluindo quatro menores, que estava hoje a praticar caiaque na Barra da Senhora da Guia, em Vila do Conde, teve de ser resgatado do mar devido à forte ondulação, indicaram fontes da Proteção Civil.

Às 10:47 foi dado o alerta sobre “um grupo de miúdos que estaria a ter uma aula de caiaque” quando “o barco, devido à agitação do mar, virou com a forte ondulação”, indicou fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.

Já o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto indicou que no total foram 10 pessoas resgatadas, incluindo quatro menores.

Ambas as fontes confirmaram que as vítimas tiveram apenas ferimentos ligeiros, mas cinco foram transportadas ao hospital.

Outras cinco vítimas foram assistidas no local.

“Alguns estavam em situação de hipotermia”, disseram as fontes.

Os alunos estariam a praticar uma atividade conhecida por canoagem em alto mar.

De acordo com os bombeiros de Vila do Conde, duas vítimas foram para o Hospital São João, no Porto, uma para o Pedro Hispano, em Matosinhos, e outras duas para o Hospital da Póvoa/Vila do Conde.

Além dos bombeiros locais, estiveram no local a Polícia Municipal de Vila do Conde, bem como meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Polícia Marítima e da PSP.

As vítimas foram assistidas por uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV) de Vila do Conde, bem como por uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Pedro Hispano.

Foi ainda chamada ao local uma unidade móvel de intervenção psicológica de emergência do INEM.

Depois de ter estado este fim de semana sob aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave numa escala de três), devido à agitação marítima, o Porto é um dos distritos em aviso amarelo (o menos grave), pelo mesmo motivo, até às 06:00 de segunda-feira, com a previsão de ondas de noroeste de quatro a cinco metros.

Ao início da amanhã de segunda-feira o distrito passará novamente a aviso laranja.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights