Timor-Leste regista cinco mortos devido à dengue

27 de Fevereiro 2024

Timor-Leste registou até segunda-feira 460 casos de dengue e cinco mortos devido à doença, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Pública, que apela à colaboração da população para diminuir a reprodução do mosquito responsável pela infeção.

Segundo os dados divulgados à imprensa, as vítimas mortais foram registadas nos municípios de Ainaro (duas), Bobonaro (duas 02) e Manatuto (uma).

Díli é o município com mais registo de casos, um total de 142, seguido de Bobonaro, com 83, Manatuto, com 77, e Baucau, com 71.

Para a prevenção da doença, o Instituto Nacional de Saúde Pública recomenda à população que limpe as águas paradas à volta de pneus, baldes, cisternas e outros recipientes e para usar repelente de mosquitos.

É também recomendado a utilização de vestuário que proteja das picadas de mosquito, incluindo camisolas com mangas compridas e calças, bem como a utilização de redes mosquiteiras.

O Instituto Nacional de Saúde Pública pede também às pessoas para consultarem um médico caso tenham sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo ou nas articulações e vermelhidão na pele.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue matou 5.000 pessoas em todo o mundo em 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This