Timor-Leste regista cinco mortos devido à dengue

27 de Fevereiro 2024

Timor-Leste registou até segunda-feira 460 casos de dengue e cinco mortos devido à doença, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Pública, que apela à colaboração da população para diminuir a reprodução do mosquito responsável pela infeção.

Segundo os dados divulgados à imprensa, as vítimas mortais foram registadas nos municípios de Ainaro (duas), Bobonaro (duas 02) e Manatuto (uma).

Díli é o município com mais registo de casos, um total de 142, seguido de Bobonaro, com 83, Manatuto, com 77, e Baucau, com 71.

Para a prevenção da doença, o Instituto Nacional de Saúde Pública recomenda à população que limpe as águas paradas à volta de pneus, baldes, cisternas e outros recipientes e para usar repelente de mosquitos.

É também recomendado a utilização de vestuário que proteja das picadas de mosquito, incluindo camisolas com mangas compridas e calças, bem como a utilização de redes mosquiteiras.

O Instituto Nacional de Saúde Pública pede também às pessoas para consultarem um médico caso tenham sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo ou nas articulações e vermelhidão na pele.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue matou 5.000 pessoas em todo o mundo em 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This