Timor-Leste regista cinco mortos devido à dengue

27 de Fevereiro 2024

Timor-Leste registou até segunda-feira 460 casos de dengue e cinco mortos devido à doença, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Pública, que apela à colaboração da população para diminuir a reprodução do mosquito responsável pela infeção.

Segundo os dados divulgados à imprensa, as vítimas mortais foram registadas nos municípios de Ainaro (duas), Bobonaro (duas 02) e Manatuto (uma).

Díli é o município com mais registo de casos, um total de 142, seguido de Bobonaro, com 83, Manatuto, com 77, e Baucau, com 71.

Para a prevenção da doença, o Instituto Nacional de Saúde Pública recomenda à população que limpe as águas paradas à volta de pneus, baldes, cisternas e outros recipientes e para usar repelente de mosquitos.

É também recomendado a utilização de vestuário que proteja das picadas de mosquito, incluindo camisolas com mangas compridas e calças, bem como a utilização de redes mosquiteiras.

O Instituto Nacional de Saúde Pública pede também às pessoas para consultarem um médico caso tenham sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo ou nas articulações e vermelhidão na pele.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue matou 5.000 pessoas em todo o mundo em 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights