Timor-Leste regista cinco mortos devido à dengue

27 de Fevereiro 2024

Timor-Leste registou até segunda-feira 460 casos de dengue e cinco mortos devido à doença, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Pública, que apela à colaboração da população para diminuir a reprodução do mosquito responsável pela infeção.

Segundo os dados divulgados à imprensa, as vítimas mortais foram registadas nos municípios de Ainaro (duas), Bobonaro (duas 02) e Manatuto (uma).

Díli é o município com mais registo de casos, um total de 142, seguido de Bobonaro, com 83, Manatuto, com 77, e Baucau, com 71.

Para a prevenção da doença, o Instituto Nacional de Saúde Pública recomenda à população que limpe as águas paradas à volta de pneus, baldes, cisternas e outros recipientes e para usar repelente de mosquitos.

É também recomendado a utilização de vestuário que proteja das picadas de mosquito, incluindo camisolas com mangas compridas e calças, bem como a utilização de redes mosquiteiras.

O Instituto Nacional de Saúde Pública pede também às pessoas para consultarem um médico caso tenham sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo ou nas articulações e vermelhidão na pele.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue matou 5.000 pessoas em todo o mundo em 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights