Brasil ultrapassa um milhão de casos prováveis de dengue em dois meses

2 de Março 2024

O Brasil contabilizou mais de um milhão de casos prováveis de dengue desde o início do ano, quando em todo o ano de 2023 tinha registado o recorde de casos da doença com 1,6 milhões, indicaram dados oficiais.

No total, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde brasileiro, foram registados 1.017.278 casos prováveis, 207 mortes e 687 mortes em investigação.

Com 30.279 casos prováveis, São Paulo, a maior cidade da América do Sul, já ultrapassou em apenas dois meses o número de casos registados em todo o ano passado.

Mas é na capital, Brasília, que a situação atingiu níveis mais complexos, com 101.772 casos da doença e 53 mortes até hoje, sendo que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, alertou, no final da semana passada, que os centros de saúde da capital estavam a entrar em colapso e que o número máximo de casos ainda não tinha sido atingido.

O Ministério da Saúde do Brasil estima que, este ano, o número de casos chegue a 4,2 milhões, um recorde histórico.

Em 2023, o país sul-americano registou mais de 1,6 milhões de casos da doença, mais de um quinto de todos os notificados no mundo, e 1.094 mortes, um recorde histórico.

Os estados do Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e o Distrito Federal já decretaram situação de emergência.

Mais de 700 mil doses da vacina foram entregues a 315 municípios no país para serem distribuídas no serviço de saúde público.

Paralelamente à vacinação, as cidades de todo o país intensificaram a pulverização das ruas e as equipas de saúde estão a ir de casa em casa à procura de focos de reprodução do mosquito.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights