Affidea promove rastreios gratuitos ao sono em Setúbal

7 de Março 2024

Setúbal terá acesso a rastreios gratuitos ao sono, abertos a toda a população, entre 11 e 14 de março. A Affidea promove esta iniciativa e recorda que a privação ou má qualidade do sono é uma ameaça à saúde mental e física e tem sido associada a doenças como a obesidade, diabetes, doença arterial coronária e o AVC.

A má qualidade do sono afeta 45% da população mundial e tem sido associada a problemas como diabetes, doença coronária, AVC e diminuição da resposta imunitária (criando uma maior suscetibilidade a infeções). É por isso uma ameaça à saúde mental e física. Esta má qualidade do sono pode ser causada por distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono e insónia. É por essa razão que, para assinalar o Dia Mundial do Sono (15 de março), a Affidea está a promover rastreios ao sono gratuitos, entre os dias 11 e 14 de março, das 9h30 às 13h na Clínica Affidea Setúbal e das 14h às 19h na Praça Estibordo Alegro Setúbal.

Entre as perturbações de sono mais frequentes, afetando cerca de 30 a 45% da população adulta, está a insónia, que se caracteriza por uma dificuldade persistente em iniciar ou manter o sono, despertares frequentes durante a noite ou acordar mais cedo que o desejado, e está associada a sintomas diurnos como fadiga, alterações do humor, irritabilidade, cefaleia, alterações cognitivas e redução do funcionamento profissional e social, tendo um impacto negativo na qualidade de vida.

Por outro lado, a síndrome de apneia do sono afeta cerca de 17% dos homens e 9% das mulheres, e é a interrupção repetida e persistente da respiração durante o sono. Cada pausa respiratória causa uma queda do nível de oxigénio no sangue e pode durar de cerca de dez segundos a mais de um minuto e ocorrer entre cinco a 50 vezes, ou mais, por hora, o que coloca o coração sob pressão e pode resultar em hipertensão, doença coronária, arritmias ou acidente vascular cerebral (AVC).

Eulália Semedo, médica pneumologista, especialista em Medicina do Sono, explica que, “segundo várias investigações clínicas, um bom sono é fundamental para a saúde em geral, bem-estar e qualidade de vida, ajudando a prevenir problemas de memória, de desempenho laboral e/ou escolar e ainda doenças cardiovasculares. Daí a relevância de dar à qualidade do nosso sono a devida importância: apenas percebendo em que estado está a qualidade do nosso sono poderemos fazer algo em relação ao mesmo, com o intuito de o melhorar”. A especialista reforça ainda que “a duração, continuidade e a eficácia do nosso sono são os aspetos cruciais para identificar a referida qualidade do sono – ou a falta dela”.

Assim, nos rastreios promovidos pela Affidea, que serão acompanhados por uma equipa especializada em sono, incluindo uma técnica de cardiopneumologia e uma médica especialista em sono, serão realizados alguns questionários validados cientificamente para despiste de perturbações do sono.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights