Curso Internacional em Saúde e Ambiente com candidaturas abertas

13 de Março 2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e o Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) lançaram o primeiro Curso Internacional em Saúde e Ambiente, destinado a profissionais de saúde humana e animal, gestores e outros profissionais das áreas da saúde.

Trata-se de uma oferta formativa que vem sensibilizar para o impacto das determinantes ambientais na saúde pública e com a ambição de promover lideranças para sistemas de saúde mais saudáveis e sustentáveis.

Enquanto problema global responsável pelo aparecimento e agravamento de diversos fatores de risco para a saúde humana, a relação entre a saúde e o ambiente é das preocupações mais prementes da saúde pública. “Com uma forte componente interativa e em estreita ligação com a evidência mais recente nesta área, este curso oferece aos estudantes a oportunidade de aprender com um painel diversificado de especialistas de reconhecimento internacional e adquirir as competências fundamentais para liderar sistemas de saúde mais resistentes e sustentáveis”, adianta Marília Sílva Paulo, investigadora da ENSP NOVA e co-coordenadora do curso.

Apesar de estarem entre os principais determinantes da saúde nas próximas décadas, a maioria dos países não contempla os fatores ambientais na formação pré e pós-graduada dos profissionais de saúde. “Esta formação vem dar resposta à necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde, de todos os níveis de formação, para o impacto das alterações climáticas e da degradação ambiental na saúde das populações e fornecer conhecimentos básicos que permitam envolverem-se neste domínio”, explica Luís Campos, presidente da CPSA e co-coordenador do Curso.

O curso decorre em formato online, num um total de 12 sessões de 1h30, às terças-feiras, entre os dias de 2 de abril a 18 de junho. As candidaturas encontram-se a decorrer até ao dia 21 de março no website da ENSP NOVA (aqui).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights