VoiceMED: Faculdade de Medicina de Coimbra lançou ferramenta de comunicação há 7 anos

18 de Março 2024

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) lançou a 50.ª edição comemorativa da newsletter VoiceMED. Além dos mais recentes trabalhos dos investigadores da FMUC, reúne também testemunhos e mensagens de vários médicos e outras personalidades do país.

Fausto Pinto (médico e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), Filipe Froes (médico e coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos do Hospital Pulido Valente e do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos), Amílcar Falcão (reitor da Universidade de Coimbra), Cristina Vaz de Almeida (presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde) e José Luís Marques (diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) são alguns dos nomes que deixaram o seu agradecimento à VoiceMED.

Com mais de 10 mil subscritores, a newsletter foi criada por Henrique Girão em 2017 para dar voz a estudantes, técnicos, docentes e investigadores da mais antiga escola de medicina de Portugal.

Henrique Girão, diretor do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra e subdiretor para a Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da FMUC, faz um balanço positivo: “Não podemos planear o futuro sem conhecer o passado, por isso a VoiceMED deu voz a tantos que ajudaram a construir a FMUC, para que os mais novos, ao ouvi-los, se sintam mais inspirados e confiantes no futuro. Ouvimos toda a faculdade para mostrar do que somos feitos, o que nos distingue, o que nos motiva, o que nos emociona, porque queremos orgulhosamente estar aqui. Damos palco às conquistas alcançadas, e acredito que contribuímos também para uma sociedade mais informada e esperançosa. Passaram já 50 edições, mas devido à grandeza da FMUC, este é um caminho que só agora começa, pois muito há ainda por contar”.

A VoiceMED conta ainda com uma extensa lista de entrevistas ao longo de sete anos, que inclui personalidades como Tedros Adhanom Ghebreyesus (diretor da Organização Mundial da Saúde), Magda Robalo (ex-ministra da Saúde da Guiné-Bissau), Helena Freitas (detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável), Filipe Albuquerque (piloto de automóveis), Manuel Sobrinho Simões (presidente do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos) e Catarina Resende de Oliveira (neurologista e cientista).

A FMUC convida à subscrição gratuita da VoiceMED, onde também é possível consultar o arquivo das edições anteriores, em https://www.uc.pt/fmuc/voicemed/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights