Brasil bate recorde anual de dengue em dois meses e meio

19 de Março 2024

O Brasil contabilizou mais de 1,8 milhões de casos prováveis de dengue desde o início do ano, um número recorde anual para o país que foi batido em pouco mais de dois meses e meio.

No total, de acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde brasileiro, divulgado esta segunda-feira, foram registados 1.889.206 casos prováveis, 561 mortes e 1.020 mortes em investigação.

O recorde anterior de casos prováveis anuais com 1.688.688 foi em 2015.

Na primeira década dos anos 2000, o Brasil registou uma média de pouco mais de 400 mil casos por ano, mas no período de 2011 a 2023 esse número subiu para mais de um milhão.

O Brasil já tinha ultrapassado o total de 2023 na semana passada.

Especialistas responsabilizam os efeitos do fenómeno meteorológico El Niño e das altas temperaturas pelo aumento das infeções.

Este fim de semana, os estados sulista do Paraná e Rio Grande do Sul, juntaram-se aos estados do Acre, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal, que já decretaram situação de emergência.

Em fevereiro, o Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue através do sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis esteja a limitar a sua aplicação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights