PS/Açores questiona Governo Regional sobre câmaras hiperbáricas

20 de Março 2024

O grupo parlamentar do PS/Açores questionou o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) sobre para quando está prevista a substituição da câmara hiperbárica do Hospital do Divino Espírito Santo, que se encontra em fim de vida.

Em requerimento submetido à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, os deputados socialistas alertam para os “perigos inerentes à situação da inoperacionalidade das duas câmaras hiperbáricas dos Açores, localizadas na Horta e em Ponta Delgada, designadamente para as atividades relacionadas com o mergulho”.

Os socialistas subscritores do requerimento – entre os quais o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, e o presidente do grupo parlamentar, João Castro – recordam uma missiva “emitida pelo Hospital da Horta e enviada aos operadores turísticos e aos departamentos da Universidade dos Açores, que desenvolvem atividades de mergulho, na qual se comunica que a câmara hiperbárica se encontra inoperacional e que a situação só ficará resolvida no mês de junho próximo”.

O grupo parlamentar do PS/Açores recorda que o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Instituto Okeanos têm sede na cidade da Horta, na ilha do Faial, tendo “inúmeras campanhas e operações de mergulho científico planeadas para os próximos meses”.

Os socialistas questionam no requerimento quando foi assinado o contrato, válido por cinco anos, para as manutenções e certificações destes equipamentos, anunciado pela secretária regional da Saúde e se esse substitui outro assinado há um ano.

Os deputados querem ainda saber quando é que o equipamento do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, será substituído.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights