Maioria dos tratamentos de saúde oral realizados no SNS são preventivos

21 de Março 2024

De acordo com os mais recentes dados do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelados no Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), a taxa de tratamentos preventivos realizados no SNS subiu mais de 10% nos últimos seis anos.

Em 2023, manteve-se a progressiva diminuição dos tratamentos curativos realizados através de cheques dentista em crianças e jovens dos 7, 10 e 13 anos, com mais de 70% de tratamentos preventivos realizados.

O PNPSO emitiu 635 260 cheques dentista no ano passado, abrangendo 428 353 utentes. A taxa de utilização foi de 68%, o que representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

O número de referenciações emitidas em 2023 para consulta de medicina dentária – 86 170 – foi o mais alto de sempre, tendo sido utilizadas 26 496. Também a referenciação para consultas de higiene oral subiu face a 2022, registando-se 27 527 referenciações e utilizadas 15 293.

Atualmente, os grupos com acesso a consulta de higiene oral nos centros de saúde são as crianças e jovens com 4, 7, 10 e 13 anos. No grupo com acesso a consulta de estomatologia ou medicina dentária através da emissão de cheque dentista incluem-se as grávidas, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/SIDA e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

Com o objetivo de atingir uma taxa de utilização de 75%, a DGS continua a reforçar todas as medidas que permitam simplificar o acesso e utilização do cheque dentista/ referenciação para higienista oral, nomeadamente, através do procedimento, atualmente em curso, para desmaterializar o acesso através de forma digital.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This