PRR com quase 5,7ME para obras em 18 centros e extensões de saúde do Alentejo

2 de Abril 2024

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai apoiar obras de requalificação em 18 centros e extensões de saúde nos distritos alentejanos de Beja e Portalegre, num investimento global de quase 5,7 milhões de euros.

O aviso-convite para o Investimento RE-C01-i01 “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, divulgado na quinta-feira, abriu hoje e decorre até às 19:00 do dia 30 de maio, tendo como beneficiários as unidades locais de saúde e os municípios.

Segundo o documento, consultado hoje pela agência Lusa na página de Internet do PRR, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), com sede em Portalegre, é beneficiária de um investimento total de 4.051.385 euros, para a concretização de 12 intervenções.

Neste distrito alentejano, o investimento mais elevado, no valor de 456.650 euros, destina-se à requalificação do Centro de Saúde de Fronteira, seguindo-se as obras nos centros de saúde de Sousel (443.500 euros) e de Castelo de Vide (394.855).

O PRR prevê ainda financiamento para as requalificações dos centros de saúde de Arronches (375.000 euros), Alter do Chão (373.650 euros), Elvas e Ponte de Sor (350.000 euros para cada), Avis (338.450 euros), Gavião (334.850 euros), Monforte (284.430 euros) e Portalegre (250.000 euros).

O aviso-convite do PRR para a ULSAA inclui ainda um financiamento de 100.000 euros para obras nos espaços exteriores do Centro de Saúde de Campo Maior.

Para o distrito de Beja, está prevista uma verba de 1,6 milhões de euros no âmbito do mesmo aviso-convite para a apresentação de candidaturas.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), com sede em Beja, é beneficiária de uma verba total de 800.000 euros, para obras nas extensões de saúde de Rosário (500.000 euros), Semblana (200.000 euros) e São Barnabé (100.000 euros), todas no concelho de Almodôvar.

Já para as obras na extensão de Casével, no concelho de Castro Verde, está previsto um investimento de 300.000 euros, enquanto que a requalificação da extensão de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, terá um apoio de 200.000 euros.

Por fim, as obras de requalificação da Extensão de Saúde de Garvão, em Ourique, serão apoiadas pelo PRR em 300.000 euros.

Nestes três casos, os beneficiários finais do concurso são as câmaras municipais.

De acordo com o documento do PRR, este financiamento visa “alargar os cuidados de saúde primários e reforçar o seu papel central na resposta às necessidades da população em matéria de saúde, no âmbito da arquitetura global do Serviço Nacional de Saúde”.

As intervenções abrangidas “destinam-se à melhoria das acessibilidades, condições de segurança e conforto para utentes e profissionais”, entre outras, lê-se no documento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights