Hospital Garcia de Orta: Obras de expansão e requalificação do SUG já começaram

24 de Abril 2024

As obras de expansão e requalificação do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Garcia de Orta (HGO), da ULS Almada-Seixal (ULSAS), já começaram e prevê-se que estejam concluídas no final do mês de junho. 

Em comunicado, a ULSAS destaca que as obras representam um investimento de 185 mil euros, tendo como objetivo aumentar e modernizar a área de resposta assistencial do SUG.

Na nota, é referido que além do investimento em obra, o novo espaço será apetrechado com equipamentos novos (macas, cadeirões, carro de emergência, monitor desfibrilhador, carro de terapêutica), num montante superior a 100 mil euros.

“Perspetiva-se que o SUG se torne mais funcional, uma vez que o aumento da área e a sua requalificação permitirão redesenhar e aperfeiçoar circuitos existentes. Com 225 m2, 11 macas e 4 cadeirões, esta área será exclusiva para doentes triados com pulseira “laranja” que, atualmente, permanecem na Área de Observação Clínica conjuntamente com os doentes com pulseira “amarela”. Pela primeira vez na história do HGO, o SUG terá áreas separadas”, lê-se no comunicado.

A ULSAS afirma que haverá também um “reforço do quadro de pessoal”. A nova “Sala Laranja” terá uma equipa de internistas dedicada, o que permitirá uma abordagem e um tratamento mais dirigidos, mais adequados e mais rápidos, encurtando os episódios de urgência, com clara vantagem para todos.

“Trata-se de um investimento estruturante, com vista à melhoria da qualidade assistencial na nossa Urgência Geral, aumento da segurança e do conforto dos nossos utentes, contribuindo, também, para a humanização dos cuidados prestados. Não podemos esquecer, ainda, outra vertente fundamental que se prende com a melhoria das condições de trabalho dos nossos profissionais de saúde, a quem agradecemos o empenho diário, mesmo em condições mais desafiantes”, declara Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS.

Durante as obras, o SUG manterá o normal funcionamento.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights