Direção-Geral da Saúde deteta dois novos casos de sarampo na região Centro

8 de Maio 2024

Dois novos casos de sarampo foram detetados na região Centro, aumentando para 27 o número de casos desde janeiro, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Entre 01 de janeiro de 2024 e 05 de maio de 2024 foram confirmados 27 casos de sarampo em Portugal, de um total de 182 casos suspeitos notificados”, adianta a DGS no boletim “Atividade epidémica do sarampo em Portugal 2024”.

Segundo a DGS, do total de casos de sarampo notificados até à data, 155 casos foram descartados.

A maioria dos casos foi registada em Lisboa e Vale do Tejo, onde se confirmaram 14 casos, seguido da região Norte, com oito, da região Centro, com quatro, e da região autónoma da Madeira, com um caso.

O primeiro dos casos confirmados foi o de um bebé de 20 meses não residente em Portugal e não vacinado.

No âmbito da atividade de vigilância epidemiológica do sarampo, a DGS salienta a importância da notificação imediata de casos suspeitos na plataforma informática de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

A DGS alerta ainda para a importância da vacinação contra o sarampo de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, que recomenda duas doses para crianças e adultos nascidos após 1970.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights