PS/Açores elogia apoio do Hospital da Horta ao Hospital de Ponta Delgada

15 de Maio 2024

Os deputados do PS à Assembleia Legislativa dos Açores elogiaram o apoio manifestado pelo Hospital da Horta ao acolher 34 doentes hemodialisados, que tinham sido transferidos de São Miguel devido ao incêndio que deflagrou no Hospital de Ponta Delgada.

“Pretendemos, com esta reunião, inteirarmo-nos sobre como está a decorrer a situação no Hospital da Horta, nomeadamente se a capacidade de resposta desta unidade está a ser suficiente, na sequência do incêndio ocorrido no Hospital de Ponta Delgada que, naturalmente, impacta em todo o Serviço Regional de Saúde e no seu funcionamento”, justificou o deputado Lúcio Rodrigues, após uma reunião com a administração daquela unidade de saúde, realizada na Horta.

Os parlamentares socialistas solicitaram também esclarecimentos ao Conselho de Administração do Hospital da Horta, relativamente ao impacto que este apoio excecional possa ter tido, no acesso dos restantes utentes aos cuidados de saúde, tendo em conta a pressão exercida decorrente desta calamidade pública.

“Naturalmente que esta situação exige a mobilização de grande parte do serviço regional de saúde e dos seus meios humanos e operacionais para responder a uma situação excecional como esta”, lembrou o deputado do PS, eleito pela ilha do Faial, acrescentando que é necessário “acautelar” uma gestão com “equilíbrio” com “os mínimos constrangimentos possíveis” para os utentes regulares do Hospital da Horta.

O incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que deflagrou no dia 04 de maio, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados para vários locais dos Açores, Madeira e continente.

Na altura do incêndio, estavam naquele estabelecimento de saúde 333 doentes, tendo sido necessário transferir 240.

O Governo dos Açores declarou no domingo a situação de calamidade pública para “acelerar procedimentos” que permitam normalizar num “curto espaço de tempo”, a atividade da maior unidade de saúde açoriana.

O deputado socialista Lúcio Rodrigues garantiu que o partido está “solidário” e disponível para “colaborar” na resolução do problema, de uma forma “célere”, para que possa ser reposta a normalidade o mais rápido possível.

“É, naturalmente, um momento difícil e que exige de todas as entidades transparência, coordenação e rapidez para esclarecer o que está a ser feito para ultrapassar esta situação, que preocupa de sobremaneira todos os açorianos, uma vez que o Hospital do Divino Espírito Santo serve toda a Região”, lembrou o deputado do PS.

Lúcio Rodrigues, que se fez acompanhar da deputada Inês Sá, também eleita pelo círculo do Faial, destacou também o trabalho desenvolvido por todos os profissionais da saúde que, no seu entender, deram “mostras do seu profissionalismo e dedicação” numa situação inesperada e exigente, como esta.

O Grupo Parlamentar do PS está a reunir-se com as administrações hospitalares e dos centros de saúde da Região, bem como com outras entidades envolvidas no processo de recuperação do Hospital do Divino Espírito Santo, além de instituições particulares de solidariedade social, que acolheram doentes.

A direção clínica do Hospital de Ponta Delgada prevê que a maior unidade de saúde dos Açores possa reabrir “lentamente”, já durante esta semana, retomando a atividade nas unidades de oncologia e hemodiálise, de forma faseada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights