Campanha contra violência doméstica lançada em cinco concelhos alentejanos

30 de Maio 2024

Uma campanha contra a violência doméstica foi lançada hoje em cinco municípios do distrito de Beja, contando com a participação de diversas “figuras ativas” da comunidade, de autarcas e pessoas ligadas às forças de segurança ou à educação.

A campanha “Figuras Ativas Contra a Violência Doméstica” é uma iniciativa da cooperativa Esdime, através do seu Gabinete VERA – Vítimas Em Rede de Apoio, e abrange os concelhos alentejanos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

“O grande objetivo desta campanha é mostrar à comunidade que não é aceitável qualquer tipo de violência, neste caso a violência doméstica”, explicou à agência Lusa a coordenadora do Gabinete VERA, Marina Brito.

De acordo com esta responsável, a campanha, que arrancou hoje em Castro Verde, é constituída por uma exposição de fotografia itinerante, onde autarcas e outras pessoas ligadas às forças de segurança, aos bombeiros, à educação e à saúde exibem mensagens contra a violência doméstica.

“Colocar pessoas que não estão diretamente a trabalhar nesta área, mas que têm um papel público importante, a posicionarem-se contra [a violência doméstica] mostra que, de facto, a comunidade não está permissiva” com este crime, justificou Marina Brito.

A coordenadora do Gabinete VERA disse ainda que a ideia é “responsabilizar mais os agressores e não culpabilizar as vítimas”.

“Ainda assistimos a situações em que isso acontece, mas a mensagem tem de ser que a violência doméstica não é aceitável de forma alguma e, em vez de cedermos à culpabilização da vítima, temos sim de responsabilizar quem comete este crime”, reforçou.

Além da exposição itinerante, as imagens que compõem a exposição vão ser igualmente distribuídas, por via postal, nos cinco concelhos alentejanos, assim como divulgadas nas redes sociais.

“Temos um território que é muito diversificado, com pessoas que têm fácil acesso às redes sociais e a tudo o que passa na Internet, mas também com pessoas mais velhas, que não têm acesso às redes sociais e onde o papel ainda é um veículo de passagem de informação”, justificou Marina Brito.

A campanha servirá, em simultâneo, para “divulgar a estrutura e os contactos” do Gabinete VERA, explicou a sua coordenadora, revelando que esta resposta acompanha “uma média de 100 situações ao longo de cada ano” nos cinco concelhos.

“Não temos notado uma afluência muito maior e esse é um dos motivos que nos leva a divulgar cada vez mais o Gabinete VERA, porque sabemos que haverá muitas pessoas [vítimas de violência doméstica] que continuam sem pedir ajuda”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights