“O aplicativo oferece análises interativas e personalizadas relativamente aos vários sintomas e patologias, encaminhando, sempre que necessário, o paciente ao médico”, refere a empresa.
A ferramenta tecnológica moçambicana, designada APOIO Healthbot e baseada em inteligência artificial, está adaptada à realidade moçambicana e a outros países com problemas sanitários relacionados com infraestruturas, escassez de recursos humanos e doenças endémicas.
“Indubitavelmente, Moçambique deixou a sua marca na VivaTech. Tivemos a certeza de que as pessoas compreendem o potencial do APOIO, enquanto solução para o setor de saúde, sobretudo nas comunidades mais pacatas e com recursos limitados para o acesso aos cuidados sanitários”, disse Gerry Marketos, cofundador da GALENICA.ai.
As várias manifestações de interesse registadas no decurso da VivaTech realçam o caráter inovador do aplicativo e a relevância no cenário tecnológico atual, enquanto solução para a melhoria da vida humana, avançou Marketos.
Com a implementação do APOIO Healthbot em Moçambique, espera-se a melhoria do acesso à informação e a rápida resposta à várias preocupações sanitárias e a melhoria da saúde das populações, diz o comunicado.
Na nota avança-se que representantes de países africanos, europeus e alguns membros de organizações humanitárias não-governamentais viram no APOIO uma solução para revolucionar a qualidade de vida de várias comunidades em todo o mundo.
Por isso, manifestaram interesse em estabelecer parcerias com os mentores da solução, por forma a adequá-la às suas próprias realidades e contextos.
A GALENICA.ai foi o primeiro representante moçambicano na VivaTech, que este ano teve a sua oitava edição.
A feira foi dominada pela inteligência artificial e contou com a presença de mais de 13 mil startups e cerca de 165 mil visitantes.
NR/HN/Lusa
0 Comments