Coligação de associações europeias elabora em Odivelas plano estratégico para a obesidade

13 de Junho 2024

A Coligação Europeia de Pessoas que Vivem com Obesidade, que agrupa várias associações, reúne-se a partir de hoje, em Odivelas, para elaborar um plano estratégico que defende o reconhecimento da obesidade como doença crónica em toda a Europa.

O plano, com vigência para os próximos cinco anos, deverá sair da reunião de Odivelas, que termina no sábado.

À Lusa, o vice-presidente da organização, Carlos Oliveira, disse que o plano estratégico será norteado por dois princípios: reconhecer a obesidade como doença crónica em todos os países europeus e ajudar a criação de associações em países onde não existam.

Segundo Carlos Oliveira, que também preside à Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade, com sede em Odivelas, Portugal foi o primeiro país da Europa a reconhecer a obesidade como doença crónica, há 20 anos.

Criada em 2019, a Coligação Europeia de Pessoas que Vivem com Obesidade agrupa associações de 35 países europeus, incluindo Portugal, dedicadas nomeadamente ao tratamento da obesidade e à investigação da doença.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: “a ciência é fundamental para a saúde”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, discursou hoje na abertura do 42º Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, elogiando a especialidade e apelando à sua valorização no sistema de saúde português.

David Marçal: Desafios na comunicação científica: diálogo e confiança

David Marçal, comunicador de ciência e professor convidado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, proferiu hoje a conferência inaugural subordinada ao tema “como manter viva a chama e o deslumbramento pela ciência” no 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, destacando a importância do diálogo e da confiança no processo científico.

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights