Câmara de Lisboa insta Governo a reforçar meios do SNS e criar “verdadeiro plano” para verão

18 de Junho 2024

A Câmara de Lisboa decidiu, com os votos contra de PSD/CDS, instar o Governo a reforçar os meios do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e criar “um verdadeiro plano para o verão”, para resolver os problemas nas urgências. 

Em reunião privada do executivo municipal, a vereadora do Bloco de Esquerda (BE), Beatriz Gomes Dias, apresentou uma moção pelo reforço do SNS e resolução dos problemas nas urgências, particularmente nas urgências de ginecologia/obstetrícia, que foi aprovada com os votos contra da liderança PSD/CDS, que governa sem maioria absoluta, e os votos a favor dos restantes, designadamente PS, Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), Livre, PCP e BE, informou à Lusa fonte do município.

De acordo com o documento, o plano do Governo (PSD/CDS) para resolver os problemas nas urgências “não aumenta a capacidade do SNS” e aposta na externalização dos serviços para privados.

“Mais do que um plano para salvar o SNS, o Governo apresentou um plano de negócios para os grupos empresariais privados da saúde”, acusou o BE, referindo que a atuação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tem agravado o problema ao recusar a negociação das carreiras e salários com os médicos para fixar profissionais no SNS.

O BE criticou ainda a ministra da Saúde pela divulgação de números errados sobre doentes oncológicos a aguardar cirurgias e por tentar “esconder dos utentes as urgências encerradas decretando o fim da publicação dos mapas das urgências na internet e encaminhado os doentes para as linhas telefónicas da Saúde 24”, o que gerou indignação e levou ao recuo nesta decisão.

Por maioria, a câmara decidiu instar o Governo a reforçar os meios do SNS, “usando o orçamento do SNS para o desenvolvimento da resposta pública de saúde e não para financiar o setor privado”; criar “um verdadeiro plano para o verão no SNS, que seja mais do que o reforço da linha SNS24”; e responder às principais dificuldades identificadas, nomeadamente nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e pediatria na Grande Lisboa.

Na reunião, o PS e o BE questionaram a liderança PSD/CDS sobre a situação da diretora do Departamento de Licenciamento Urbanístico na Câmara de Lisboa, Luísa Aparício, acusada de um crime de corrupção passiva e outro de prevaricação, alegadamente cometidos quando desempenhou semelhantes funções no município de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entre junho de 2015 e outubro de 2022, acusação que se insere na Operação Babel.

Segundo a vereação do BE, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), anunciou que vai fazer “uma auditoria interna” aos processos conduzidos por Luísa Aparício no município, informação que a Lusa procurou confirmar junto da liderança PSD/CDS, mas sem sucesso.

Por unanimidade, a câmara aprovou um voto dos Cidadãos Por Lisboa em memória de Alcindo Monteiro, assassinado em 10 de junho de 1995, vítima de agressão racista e violenta por um grupo de skinheads, propondo a inscrição do seu nome na toponímia da cidade; e um voto de repúdio do Livre contra o recrudescimento do discurso de ódio na esfera política, nomeadamente “a propagação de uma ideologia de extrema-direita que encoraja a tomada de posições atentatórias dos direitos básicos de cada ser humano”.

O executivo aprovou ainda um voto de PSD/CDS de condenação pelo vandalismo perpetrado contra a fachada de um restaurante israelita em Lisboa e uma moção do PS para encontrar uma casa para os Artistas Unidos, conforme reivindicado pela Companhia de Teatro.

O executivo da Câmara de Lisboa, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) – que são os únicos com pelouros atribuídos e que governam sem maioria absoluta -, três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights