Ministro da Agricultura diz que rotulagem ‘Nutri-Score’ anulada prejudicava azeite

24 de Junho 2024

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, explicou hoje, no Luxemburgo, ter anulado o despacho sobre a rotulagem ‘Nutri-Score’ em Portugal por prejudicar alimentos como o azeite face a refrigerantes com adoçantes.

“É um disparate colocar o azeite numa situação de maior perigo para a saúde do que algumas bebidas”, referiu o ministro, em declarações aos jornalistas, sublinhando que Portugal defende um sistema harmonizado para os rótulos na União Europeia (UE).

José Manuel Fernandes referiu, em declarações à margem do Conselho de ministros da Agricultura e das Pescas da UE, que a decisão defende o interesse a as especificidades de Portugal.

No dia 11, o Governo anulou o despacho vigente sobre a rotulagem ‘Nutri-Score’, por considerar que este diploma é ilegal e avalia incorretamente os perfis nutricionais.

Segundo uma nota de imprensa, após um estudo que testou em alimentos o algoritmo no qual se baseia o sistema de rotulagem simplificada ‘Nutri-Score’, se levantaram reservas, pois “os resultados não eram consistentes com as recomendações dietéticas”.

A portaria assinala que este sistema “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”.

O logótipo nutricional ‘Nutri-Score’, uma pequena imagem com segmentos coloridos exibida nas embalagens, baseia-se numa escala de A a E e de verde a vermelho, que pretende mostrar se o alimento que se vai comprar é mais ou menos saudável, mostrando o verde que o produto é saudável e o encarnado que é pouco saudável.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Liga Portuguesa Contra o Cancro vai identificar risco nutricional em doentes oncológicos

Com 20 a 70% dos doentes oncológicos a sofrer de malnutrição com perda de peso, A LPCC, em parceria com Fortimel, uma marca da Danone Nutricia, vão ajudar a identificar o risco nutricional destes pacientes. O projeto decorrerá em julho de 2024, em mais de 50 núcleos da LPCC em todo o país, onde nutricionistas realizarão avaliações do risco nutricional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights