Madeira pretende abrir concurso para 200 novos enfermeiros para a região

5 de Julho 2024

O Governo da Madeira assegurou que pretende abrir um concurso para mais 200 enfermeiros na região e outro para o reconhecimento de 64 enfermeiros especialistas, revelou hoje o bastonário da Ordem dos enfermeiros.

O bastonário Luís Filipe Barreira reuniu-se hoje, no Funchal, com o presidente do Governo Regional, o social-democrata Miguel Albuquerque, e com o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, a quem transmitiu preocupações com o elevado número de horas extraordinárias feitas pelos enfermeiros no arquipélago e a falta de reconhecimento dos enfermeiros especialistas.

Em declarações à Lusa, depois do encontro, o bastonário revelou que foi assegurado que, “após a aprovação do orçamento”, decorrerá “um procedimento concursal com a abertura de 200 vagas para o recrutamento de enfermeiros para a região”, nomeadamente para o Hospital Doutor Nélio Mendonça e o Hospital dos Marmeleiros.

“Neste momento, resolve o problema. Obviamente, temos que pensar que teremos um futuro hospital e que também é prudente ter em consideração o número de enfermeiros que vão entrar no sistema. De qualquer forma, neste momento, para aliviar a carga horária que os enfermeiros têm, é uma boa notícia”, disse.

Luís Filipe Barreira destacou também que foi assegurado que será resolvida a situação dos 64 enfermeiros que são especialistas, mas que não têm a categoria, através da abertura de outro procedimento concursal.

Na quinta-feira, o bastonário visitou os hospitais Doutor Nélio Mendonça e dos Marmeleiros e ouviu preocupações dos enfermeiros.

“Uma das preocupações também que notamos foi o número crescente de casos, chamados casos sociais, que não têm apoio familiar e que nos preocupam em termos de ocupação de camas nas instituições”, disse.

Neste sentido, também foi assegurado que, “num futuro próximo”, serão constituídas 12 equipas de assistência domiciliária para assegurar cuidados a todas aquelas pessoas que pretendam e tenham condições de ter cuidados no domicílio.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nutri-Score, o sistema de classificação nutricional abolido dois meses após ser aprovado

Aprovado no início de abril, com o aplauso da Ordem dos Nutricionistas, da Deco Proteste, e de algumas multinacionais da área alimentar, o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score acabaria por ser afastado pelo Governo pouco mais de dois meses depois, a 11 de junho, por apresentar algumas falhas de monta. De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Nutri-Score “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”, colocando por exemplo, o azeite virgem e virgem extra em pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial. Em entrevista exclusiva à HealthNews, o professor Michele Carruba, diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre a Obesidade da Universidade Estadual de Milão, avalia a decisão do governo português de revogar o sistema destacando as falhas encontradas. E propõe alternativas baseadas em educação nutricional e uma abordagem holística para melhorar a nutrição pública e combater a obesidade.

Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas

A maioria das pessoas idosas em Portugal não sofre de depressão e a prevalência de perturbações de humor e da ansiedade são geralmente mais baixas nos grupos etários mais velhos, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights