Paulo Gonçalves é o primeiro provedor dos utentes dos serviços farmacêuticos

5 de Julho 2024

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) nomeou hoje Paulo Gonçalves como primeiro provedor dos utentes dos serviços farmacêuticos, concluindo o processo de designação dos novos órgãos sociais, decorrentes da última revisão dos estatutos, em vigor desde 01 de março.

O atual presidente da RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, tomou hoje posse e assumirá o cargo de Provedor dos Destinatários dos Serviços até à realização do próximo ato eleitoral para os órgãos sociais da OF, no início do próximo ano civil.

“Fico extremamente honrado com o convite que me foi dirigido pelo senhor Bastonário. Embora seja um novo cargo na OF, como em todas as restantes ordens profissionais, estou ciente da responsabilidade e da importância destas novas funções”, disse o também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), após o ato de posse, citado em comunicado.

O novo provedor acrescentou que, com a sua experiência em projetos e associações representantes de pessoas que vivem com doença, “pode ser muito útil para incluir a perspetiva da sociedade sobre os serviços prestados pelos farmacêuticos nas suas múltiplas áreas de atividade”.

A OF recorda que, a partir de agora, como as demais ordens profissionais, passa a integrar membros externos nos seus órgãos sociais: o Provedor dos Destinatários dos Serviços; no Conselho de Supervisão, com seis farmacêuticos, seis docentes não farmacêuticos e três personalidades de reconhecido mérito, não farmacêuticos; e nos Conselhos Jurisdicionais, com dois membros externos em cada Conselho.

Em janeiro, o Presidente da República promulgou os decretos, do anterior Governo socialista, que alteram os estatutos de ordens profissionais, depois de terem sido vetados em dezembro por Marcelo Rebelo de Sousa.

O PS reconfirmou no Parlamento os diplomas relativos à alteração aos estatutos das ordens dos engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, advogados e solicitadores e agentes de execução.

Entre as medidas apresentadas, o PS solicitou o reforço dos órgãos de supervisão das ordens profissionais, obrigando a que estes passassem a ter membros externos à organização na sua composição, e propôs tornar a figura do provedor do cliente obrigatória, com mais poderes de “fiscalização das associações”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nutri-Score, o sistema de classificação nutricional abolido dois meses após ser aprovado

Aprovado no início de abril, com o aplauso da Ordem dos Nutricionistas, da Deco Proteste, e de algumas multinacionais da área alimentar, o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score acabaria por ser afastado pelo Governo pouco mais de dois meses depois, a 11 de junho, por apresentar algumas falhas de monta. De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Nutri-Score “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”, colocando por exemplo, o azeite virgem e virgem extra em pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial. Em entrevista exclusiva à HealthNews, o professor Michele Carruba, diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre a Obesidade da Universidade Estadual de Milão, avalia a decisão do governo português de revogar o sistema destacando as falhas encontradas. E propõe alternativas baseadas em educação nutricional e uma abordagem holística para melhorar a nutrição pública e combater a obesidade.

Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas

A maioria das pessoas idosas em Portugal não sofre de depressão e a prevalência de perturbações de humor e da ansiedade são geralmente mais baixas nos grupos etários mais velhos, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights