Este evento, que decorre entre as 9h30 e as 17h00, promete reunir centenas de alunos do ensino básico e secundário de todo o país para uma jornada educativa e interativa com mais de 25 experiências científicas relacionadas com microrganismos.
Os estudantes terão a oportunidade de explorar o papel dos microrganismos no ambiente, na alimentação e na saúde, através de atividades práticas conduzidas por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da ESB. Entre as experiências destacam-se temas como a produção de iogurtes, o uso de biomateriais no tratamento de feridas crónicas, a microbiologia dos alimentos, e a importância dos microrganismos no microbioma humano.
Joana Barbosa, investigadora e membro da organização, sublinha a importância do evento como uma forma de sensibilizar os jovens para o mundo dos microrganismos, mencionando que “as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos”.
Paula Castro, diretora da ESB, reforça a missão da faculdade de promover a literacia científica desde os primeiros níveis de ensino, destacando a necessidade de motivar e sensibilizar os jovens para as áreas STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática – antes mesmo de chegarem à universidade.
Este evento gratuito exige inscrição obrigatória até ao dia 30 de agosto e celebra anualmente a data em que, em 1683, Antonie van Leeuwenhoek descreveu pela primeira vez os microrganismos numa uma carta à Real Sociedade de Londres. Uma efeméride que convida todos a ver o lado positivo dos microrganismos.
Para mais informações e inscrições, visite o site oficial da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
PR/NR/HN
0 Comments