Doentes com Colangite Biliar Primária Defendem Manutenção do Ácido Obeticólico como Opção Terapêutica

25 de Julho 2024

A CBP Portugal, junto com a PBC Foundation e 11 outras associações internacionais de pacientes com colangite biliar primária (CBP), expressou preocupações sobre a possível retirada do ácido obeticólico, um medicamento crucial para tratar a CBP. Elas também iniciaram uma petição internacional para evitar essa decisão.

A colangite biliar primária é uma doença autoimune rara e progressiva que danifica os canais biliares no fígado, podendo causar insuficiência hepática, cirrose e aumentar o risco de cancro do fígado. Quando não tratada adequadamente, a doença pode evoluir para quadros mais graves, como descompensação hepática e necessidade de transplante.

A presidente da CBP Portugal, Joana Pina, manifestou “grande surpresa e preocupação” com a recomendação do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA para revogar a autorização de mercado do ácido obeticólico na União Europeia. Este fármaco é a única opção terapêutica de segunda linha disponível para doentes com CBP que não respondem ao tratamento de primeira linha.

Joana Pina destaca a importância da comprovação da segurança e eficácia dos medicamentos, mas alerta para as limitações do ensaio clínico COBALT, utilizado pelo CHMP para fundamentar a recomendação de revogação. Segundo o estudo, o ácido obeticólico não demonstrou benefícios significativos na prevenção da descompensação, morte ou necessidade de transplante em doentes com CBP, uma conclusão que Pina considera questionável e potencialmente perigosa para milhares de doentes na Europa.

Sem alternativas terapêuticas aprovadas, a decisão de retirar o ácido obeticólico deixaria aproximadamente 150 doentes em Portugal, e muitos outros na Europa, sem tratamento adequado. A progressão da CBP pode levar a complicações graves e um aumento significativo dos custos de saúde, impactando negativamente a vida dos doentes e suas famílias.

As 13 associações de doentes apelam às entidades reguladoras para que considerem a opinião e experiência dos doentes antes de tomar qualquer decisão final. A petição internacional lançada pelas associações pode ser assinada no link: https://acesse.dev/Wf3du.

A CBP Portugal e suas associações parceiras permanecem disponíveis para colaborar com as autoridades na busca por soluções que garantam a continuidade do tratamento e a qualidade de vida dos doentes com CBP.

NR/HN/PR

1 Comment

  1. Felisberto Pina

    Apoio incondicional a petição da CBP Portugal

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights