Sindicato espera adesão de 70% à greve dos profissionais de saúde em Cabo Verde

30 de Julho 2024

O representante dos sindicatos dos profissionais de saúde de Cabo Verde estimou hoje uma adesão de 70% à greve de três dias no setor que começa na quarta-feira.

“A nossa expectativa é ter uma adesão de 70% dos profissionais na greve”, disse à Lusa o secretário nacional dos Sindicatos da Administração Pública (Sintap) cabo-verdiana, Luís Lima.

A greve de três dias arranca às 08:00 (10:00 em Lisboa) de 31 de julho e termina às 08:00 de 03 de agosto, e acontece após falta de acordo entre o sindicato e o Governo sobre o aumento salarial e outros pontos.

A paralisação vai afetar todos os departamentos e serviços de saúde nas nove ilhas habitadas de Cabo Verde e abrange todas as classes profissionais que exercem funções nas respetivas estruturas de saúde.

Entre as reivindicações dos profissionais de saúde estão a aprovação e implementação dos respetivos PCFR (Plano de Carreiras, Funções e Remunerações) das carreiras médicas, de enfermagem e do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), com efeito retroativo a janeiro de 2024.

Além disso, querem ainda negociar o nível de enquadramento das carreiras nos grupos de enquadramento funcional e o recrutamento de médicos recém-formados em regime de continuidade de formação para os integrar em serviços específicos.

Em Cabo Verde, existem cerca de 4.000 profissionais de saúde, filiados em sete sindicatos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This