Psicólogos especialistas exigem reconhecimento como técnicos superiores de saúde

13 de Setembro 2024

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, denunciou a falta de reconhecimento dos psicólogos especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde como técnicos superiores de saúde em algumas unidades de saúde portuguesas.

Esta situação contraria o decreto-lei aprovado pelo governo no início do ano.

Após uma visita ao IPO de Coimbra, Miranda Rodrigues afirmou: “É injusto e ilegal que os psicólogos especialistas de determinadas Unidades de Saúde não estejam a ser reconhecidos como técnicos superiores de saúde como manda a legislação”. O Bastonário alertou para as desigualdades criadas por esta situação, uma vez que em algumas unidades os profissionais já foram devidamente reconhecidos.

No IPO de Coimbra, o Bastonário elogiou o aumento do número de psicólogos de um para três desde 2018, com perspetivas de chegar a quatro em outubro. No entanto, apelou à resolução dos constrangimentos administrativos que impedem o reconhecimento adequado destes profissionais.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights