Gilead firma acordos para ampliar acesso a medicamento preventivo do HIV

4 de Outubro 2024

A Gilead assinou acordos de licenciamento com 6 farmacêuticas para produção de versões genéricas do lenacapavir, novo fármaco injetável para prevenção do HIV, visando maior acessibilidade em 120 países de rendimento baixo e médio-baixo.

A farmacêutica norte-americana Gilead Sciences anunciou recentemente a celebração de acordos com seis empresas para fabrico de versões genéricas do lenacapavir, um novo medicamento injetável para prevenção do HIV. O objetivo é aumentar o acesso a esse fármaco preventivo a custos mais baixos em 120 países de rendimento baixo e médio-baixo.

Os acordos de licenciamento voluntário e isentos de royalties foram firmados com as empresas Dr. Reddy’s, Emcure, Eva Pharma, Ferozsons, Hetero e Mylan. Após aprovação regulatória, essas empresas poderão produzir e fornecer o lenacapavir nesses países a preços reduzidos, sem pagar royalty à Gilead.

A medida visa acelerar a introdução de versões genéricas acessíveis do lenacapavir para profilaxia pré-exposição ao HIV nesses países em desenvolvimento. A Gilead também planeja inicialmente fornecer o medicamento a custo zero até que a produção das farmacêuticas genéricas atenda plenamente a demanda.

Além da prevenção, os acordos abrangem também o uso do lenacapavir no tratamento de adultos com HIV resistente a múltiplos medicamentos. O fármaco mostrou alta eficácia com administração a cada 6 meses em testes clínicos recentes.

A Gilead iniciará os processos de aprovação regulatória do lenacapavir ainda em 2024 e priorizará o registro em 18 países que concentram cerca de 70% dos casos de HIV. O objetivo é garantir acesso rápido até a produção das versões genéricas estar estabelecida.

Os acordos refletem a estratégia da Gilead de permitir acesso amplo e sustentável ao lenacapavir globalmente, se aprovado como novo método de prevenção do HIV. A empresa vem ampliando o licenciamento de versões genéricas dos seus medicamentos contra HIV e hepatites a custos reduzidos.

O lenacapavir encontra-se ainda em fase experimental e aguarda aprovação regulatória em todo o mundo. Atualmente, não existe cura para o HIV ou AIDS. Os novos acordos visam aumentar o acesso à prevenção e tratamento da doença nos países mais afetados.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights