Rita Sá Machado diz que invisibilidade da DGS ao longo dos anos prejudicou o investimento necessário

4 de Outubro 2024

A diretora-geral da Saúde considerou hoje que a invisibilidade da DGS nos últimos anos prejudicou o investimento de que a organização precisava e disse que a instituição enfrenta uma “mudança de paradigma”.

No discurso durante a cerimónia que assinalou os 125 anos da Direção-Geral da Saúde (DGS), que decorreu na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, Rita Sá Machado afirmou: “a invisibilidade ao longo do tempo ofuscou o investimento necessário”.

Rita Sá Machado disse ainda que a DGS enfrenta um “novo paradigma”, com uma nova lei orgânica, um novo método de trabalho e maior escrutínio, assim como uma alteração da cultura organizacional.

“Ter um sistema de saúde avançado não é o mesmo do que ter um sistema de saúde forte e robusto”, afirmou a responsável, lembrando que, na pandemia, alguns países de médio rendimento tiveram melhores resultados.

A responsável sublinhou a importância do investimento em saúde pública e de se avançar “de mente aberta, só nas fundações da melhor evidência científica, e com coragem”.

Questionada pelos jornalistas sobre as críticas à falta de investimento na Direção-Geral da Saúde, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que no discurso na cerimónia já tinha sublinhado que pretende o reforço de competências e capacidades da DGS, disse que esta tem de ser “adaptada ao momento que se vive”.

“A lei orgânica é muito importante porque a revisão da lei orgânica faz a reorganização, quer departamental, quer sob o ponto de vista técnico, daquilo que deve ser a DGS”, disse a ministra, acrescentando: “os investimentos, quer ao nível da reorganização da DGS, quer ao nível da reforma de saúde pública, vão acontecer”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights