OMS desaconselha restrições às viagens e comércio com o Ruanda devido ao Marburgo

11 de Outubro 2024

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselhou quaisquer restrições às viagens e ao comércio com o Ruanda no contexto do atual surto da doença do vírus de Marburgo.

Para a OMS, neste momento, as restrições às viagens e ao comércio são “ineficazes e desnecessárias” para controlar o atual surto e são “potencialmente prejudiciais” para as sociedades e economias afetadas.

Observa ainda que as restrições podem “desencorajar a rápida partilha de dados e informações de saúde pública com e entre a comunidade mundial de saúde, o que é fundamental para uma resposta informada ao surto”.

“Os conselhos de saúde pública e os esforços concertados e colaborativos de saúde pública de todos os parceiros devem ser prioritários para conter os surtos e proteger as pessoas em todo o mundo”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na rede social X.

Em 27 de setembro, o Ministério da Saúde do Ruanda confirmou o primeiro surto da doença do vírus de Marburgo no país, que afetou particularmente os trabalhadores da saúde em Kigali. Embora tenham ocorrido surtos esporádicos em várias partes de África desde os primeiros casos reconhecidos na Alemanha em 1967, este surto é, até agora, o terceiro maior alguma vez registado.

O Governo do Ruanda adotou medidas de saúde pública para responder ao surto em curso, incluindo a deteção, investigação, isolamento e teste de todos os casos suspeitos. O Governo procedeu também a um rastreio exaustivo dos contactos para limitar o surto às cadeias de transmissão existentes.

Todos os casos confirmados são isolados e tratados num centro de tratamento designado em Marburgo. Além disso, desde a declaração do surto, todos os novos casos confirmados foram registados nos agrupamentos hospitalares de Kigali. Atualmente, não existem provas de transmissão comunitária.

A OMS indicou que está a prestar assistência ao Ruanda através do destacamento de peritos e do fornecimento de material essencial para o diagnóstico, a prevenção e o controlo de infeções e os cuidados aos doentes.

Na quinta-feira, a agência de saúde da União Africana (UA), o Africa CDC, declarou que o surto do vírus de Marburg no Ruanda está “sob controlo” e o risco de se propagar além fronteiras é “quase nulo”.

“A epidemia no Ruanda está sob controlo”, afirmou o diretor-geral do Africa CDC, Jean Kaseya, durante uma conferência de imprensa ‘online’.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights