Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

12 de Outubro 2024

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto "PNS em Movimento", uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

A sessão está agendada para as 10h00 e promete mobilizar a sociedade em torno das necessidades de saúde da população.

O “PNS em Movimento” tem como objetivo mobilizar profissionais e serviços de saúde, municípios e outras entidades locais e regionais, para que todos possam contribuir para um Compromisso Local para a Saúde Sustentável.

Coordenado pela Direção-Geral da Saúde, o PNS 2030 estabelece diretrizes estratégicas que visam reduzir desigualdades e promover o bem-estar ao longo de todo o ciclo de vida da população, alinhando-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Até ao final deste ano, o projeto visitará mais quatro cidades: Bragança (22 de outubro), Almada (19 de novembro), Évora (25 de novembro) e Lagos (10 de dezembro). No início de 2025, o “PNS em Movimento” também deverá chegar às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Além disso, em fevereiro de 2024, foi lançado o “Pacto Saúde Sustentável 2030”, que reúne compromissos de ação de mais de 40 entidades de diferentes setores. Com o “PNS em Movimento”, espera-se dar um novo impulso à implementação do PNS 2030 em nível local, uma vez que a saúde deve ser considerada uma responsabilidade coletiva.

A Direção-Geral da Saúde reafirma que a saúde não pode ser vista de forma isolada, sublinhando que a Saúde Sustentável é um compromisso de todos os cidadãos.

NH/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This