Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

12 de Outubro 2024

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto "PNS em Movimento", uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

A sessão está agendada para as 10h00 e promete mobilizar a sociedade em torno das necessidades de saúde da população.

O “PNS em Movimento” tem como objetivo mobilizar profissionais e serviços de saúde, municípios e outras entidades locais e regionais, para que todos possam contribuir para um Compromisso Local para a Saúde Sustentável.

Coordenado pela Direção-Geral da Saúde, o PNS 2030 estabelece diretrizes estratégicas que visam reduzir desigualdades e promover o bem-estar ao longo de todo o ciclo de vida da população, alinhando-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Até ao final deste ano, o projeto visitará mais quatro cidades: Bragança (22 de outubro), Almada (19 de novembro), Évora (25 de novembro) e Lagos (10 de dezembro). No início de 2025, o “PNS em Movimento” também deverá chegar às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Além disso, em fevereiro de 2024, foi lançado o “Pacto Saúde Sustentável 2030”, que reúne compromissos de ação de mais de 40 entidades de diferentes setores. Com o “PNS em Movimento”, espera-se dar um novo impulso à implementação do PNS 2030 em nível local, uma vez que a saúde deve ser considerada uma responsabilidade coletiva.

A Direção-Geral da Saúde reafirma que a saúde não pode ser vista de forma isolada, sublinhando que a Saúde Sustentável é um compromisso de todos os cidadãos.

NH/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights