Universidade de Coimbra lança curso sobre cuidados paliativos para cuidadores

12 de Outubro 2024

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje, no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, um curso 'online' gratuito sobre cuidados paliativos para cuidadores informais, ministrado pela Faculdade de Medicina, que terá início no dia 28.

“Este curso foi pensado sobretudo para apoiar todos os cuidadores informais que estejam a cuidar ou possam vir a cuidar de pessoas mais velhas, à medida que estas ficam mais frágeis e se aproximam do fim de vida”, explicou a investigadora da Faculdade de Medicina e uma das formadoras do curso, Mayra Delalibera.

Em comunicado da UC, a psicóloga clínica adiantou que a formação pode também ser útil para profissionais de saúde e de apoio social, ou para pessoas com interesse pelo tema, “uma vez que estes cuidados são fundamentais para a prevenção do sofrimento do doente e das suas famílias”.

O curso introdutório “Cuidados em Fim de Vida a Pessoas mais Velhas”, lançado pela Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da UC, vai ser disponibilizado através de uma plataforma de ensino à distância.

Consiste em cinco módulos que abordam diferentes conteúdos relevantes para compreender temáticas relacionadas com o fim de vida, como os sintomas mais frequentes, os aspetos psicossociais e espirituais, o que esperar nos últimos dias de vida e perda e luto.

“Sabemos que cuidar de uma pessoa mais velha que se aproxima do fim de vida não é fácil”, sublinhou a coordenadora do curso e investigadora coordenadora da Faculdade de Medicina da UC, Bárbara Gomes.

A Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da UC, financiada com 55 mil euros pela Fundação Floriani, pretende melhorar a educação, a investigação e a sensibilização para os cuidados paliativos em Portugal.

Até 2027, a equipa envolvida na cátedra vai promover diversas ações formativas presenciais e remotas (como conferências, cursos ou seminários) direcionadas para profissionais de quatro áreas prioritárias: cuidados de saúde primários, pediatria, oncologia e apoio à família.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights