Sindicato diz que dificuldades do INEM são anteriores à greve

7 de Novembro 2024

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou que o INEM já registava constrangimentos antes da greve às horas extraordinárias e alertou que algumas das medidas hoje anunciadas apenas vão permitir mitigar essas dificuldades.

“Os constrangimentos já se verificavam mesmo antes da greve. Aliás, o maior pico de chamadas que se verificou na semana passada foi na segunda-feira e nós ainda não estávamos em greve”, adiantou à Lusa o presidente do STEPH, no dia em que o INEM anunciou várias medidas para melhorar a sua resposta.

O instituto alegou que a falta de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), “exacerbada agora pela greve” dos trabalhadores desta categoria profissional às horas extraordinárias, sem fim previsto, tem “pontualmente condicionado o nível de resposta” do INEM.

Perante isso, avançou com medidas para otimizar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), como a implementação de uma triagem de emergência para chamadas com espera de três ou mais minutos.

Além disso, a curto prazo, o INEM pretende integrar enfermeiros nos CODU para realização de determinadas funções, rever os procedimentos relativos à passagem de dados das equipas de emergência no terreno, assim como os fluxos de triagem do CODU e do SNS24 para transferência de chamadas entre estes serviços.

Questionado se estas medidas vão resolver os constrangimentos no instituto, o presidente do STEPH respondeu que de “certeza absoluta que não”, mas algumas poderão mitigar algumas das dificuldades sentidas.

Rui Lázaro referiu que algumas das medidas foram propostas pelo sindicato ao presidente do INEM e ao Ministério da Saúde, como o aproveitamento dos técnicos que estão em serviço administrativo não essenciais à emergência médica para colocá-los nos postos de atendimento dos CODU ou nos meios de emergência.

Quanto ao fluxo rápido para atendimento de chamadas com tempo de espera superior a três minutos, o dirigente sindical adiantou que tem “muitas dúvidas” como será operacionalizado e quem vai atender essas chamadas.

Já em relação à integração de enfermeiros nos CODU, Rui Lázaro afirmou que a medida parece “de todo excessiva”.

“Parece-nos estranho que o Governo não tenha verba para valorizar os salários dos profissionais que é de 920 euros, mas tenha verba para colocar lá profissionais a ganhar 1.600 euros”, referiu.

O presidente do STEPH referiu ainda que a falta de técnicos é um problema que persiste há vários anos e que se tem agravado “nos últimos tempos com uma taxa de abandono da profissão elevadíssima”, superior aos 40%.

“Vai se agravar cada vez mais a não ser que sejam tomadas medidas para tornar a carreira atrativa para fixar os atuais técnicos e atrair novos”, defendeu Rui Lázaro.

Desde quarta-feira que os TEPH estão em greve às horas extraordinárias para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, uma situação que está a criar vários problemas no sistema pré-hospitalar e na linha 112.

Na segunda-feira, a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar obrigou à paragem de 44 meios de socorro no país durante o turno da tarde, agravando-se os atrasos no atendimento da linha 112. Hoje o Governo manifestou abertura em dialogar com os técnicos do INEM.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights