III Convenção Internacional dos Enfermeiros destaca a urgência de reformas no setor da saúde

22 de Novembro 2024

A III Convenção Internacional dos Enfermeiros, que decorre no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, iniciou-se com intervenções marcantes, onde o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, sublinhou a necessidade premente de estabilidade política no setor da saúde.

Com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, Barreira alertou que as reformas essenciais à saúde em Portugal não se concretizam numa única legislatura, sendo necessário um compromisso a longo prazo para enfrentar os desafios atuais.

Luís Filipe Barreira sublinhou que a Ordem dos Enfermeiros está disposta a colaborar com o Ministério da Saúde para encontrar soluções para problemas críticos, como as longas listas de espera, a saturação das urgências, a falta de investimento nos cuidados de saúde primários e a emigração de profissionais.

Ana Paula Martins, por sua vez, reforçou a importância da união entre enfermeiros e o governo, afirmando que “é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa”. A Ministra também destacou a necessidade de uma implementação efetiva do internato em enfermagem, com a alocação de recursos adequados.

O evento, com o tema «Tempo de Respostas», decorre até 23 de novembro e contará com a participação de várias personalidades do setor da saúde, incluindo secretárias de Estado e especialistas nacionais e internacionais.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights