OE2025: Chumbada proposta do Chega sobre preço dos genéricos

23 de Novembro 2024

A proposta do Chega que ditava que o Governo teria de estabelecer o valor de atualização do preço dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares no próximo ano foi chumbada, após o PS retificar o sentido de voto.

A proposta foi inicialmente dada como aprovada, mas no final das votações de sexta-feira o PS corrigiu o sentido de voto de abstenção para contra, inviabilizando a medida.

A proposta dizia que, “durante o ano de 2025, o Governo estabelece o valor de atualização do preço dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares de forma a promover a atratividade do mercado nacional e evitar ruturas de stock”.

O Chega defendeu, na justificação da proposta, que “em 2025, mantém-se a necessidade de prever uma medida similar que contribua para a manutenção do acesso a medicamentos essenciais sem agravar o custo para o utente”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ricardo Dinis Oliveira: “Sem ecossistemas saudáveis, não há saúde humana”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ricardo Dinis Oliveira, toxicologista e professor catedrático da CESPU, defende a integração urgente da abordagem One Health nas políticas públicas para enfrentar zoonoses, resistência antimicrobiana e alterações climáticas, destacando o papel da formação e vigilância integrada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights