Lar de idosos de Palmela encerrado por falta de higiene e cuidados de saúde

5 de Dezembro 2024

Um lar de idosos de Palmela foi encerrado por falta de condições de higiene e prestação de cuidados de saúde, numa operação conjunta da GNR e Segurança Social, após denúncias por maus-tratos a idosos, anunciou hoje a guarda.

O major Luís Maciel, do Comando Territorial de Setúbal da GNR, disse à agência Lusa que, na operação efetuada na passada segunda-feira, foi decidido o “encerramento administrativo de um dos três lares, devido à falta grosseira de higiene e prestação de cuidados de saúde básicos aos utentes”.

“Os seis utentes do lar foram entregues a familiares, embora dois deles tivessem sido submetidos a uma avaliação prévia do seu estado de saúde numa unidade hospitalar”, acrescentou.

De acordo com este responsável da GNR, na operação, que deu cumprimento a três mandados de busca domiciliária, foram fiscalizados três lares não licenciados, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, com um “total de 21 utentes, dois deles com seis idosos e outro com nove”.

“Os três lares eram geridos pela mesma pessoa, uma mulher de 58 anos, proprietária de um dos lares ilegais”, disse Luís Maciel, adiantando que a investigação está a tentar apurar quem são os proprietários dos outros dois lares, que têm a atividade futura dependente da avaliação da Segurança Social.

Em comunicado, a GNR refere que a operação foi efetuada no âmbito de uma investigação coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Setúbal, na sequência de denúncias que apontavam para a prática reiterada de crimes de maus-tratos aos idosos.

A operação liderada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, acrescenta o comunicado, “contou com o reforço de militares da Unidade de Intervenção (UI) e da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), tendo ainda contado com o apoio da Segurança Social de Setúbal”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights