A União Europeia (UE) e a Fundação Gates serão os anfitriões da próxima Cimeira de Doadores da Global Vaccine Alliance (GAVI), que pretende angariar fundos para financiar vacinas contra doenças infecciosas nos países em desenvolvimento.
A Cimeira da GAVI 6.0 terá lugar em Bruxelas no final do primeiro trimestre de 2025 e reunirá líderes mundiais de vários países, de organizações parceiras, dos fabricantes de vacinas, da sociedade civil e do setor privado, com o objetivo de garantir investimentos cruciais nos programas de vacinação, afirmou o Conselho Europeu em comunicado.
“Num mundo multipolar, a UE tem um papel essencial a desempenhar para fazer face às ameaças globais à saúde e aos desafios sem precedentes que se colocam às pessoas e às comunidades. A disponibilidade de vacinas é vital não só para a humanidade, mas também para restabelecer a atividade económica e a prosperidade a nível mundial”, afirmou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, citado na nota.
O presidente do Conselho de Administração da GAVI desde 2021, José Manuel Durão Barroso, sublinhou que os investidores estão a ajudar a criar um “mundo mais resistente a surtos de doenças” e a ajudar o “futuro de mais de metade das crianças do mundo”.
A UE e os seus Estados-Membros continuam a ser, coletivamente, o maior contribuinte da GAVI, totalizando mais de 6,5 mil milhões de euros para a GAVI 5.0 (2021-2025) que, desde a sua criação em 2000, já vacinou mais de 1,1 mil milhões de crianças.
A GAVI foi fundada em 2000 com uma doação do empresário Bill Gates, numa altura em que a maioria das crianças nos países menos desenvolvidos não recebiam as seis vacinas consideradas indispensáveis, e, desde então, a Fundação Gates já doou 6,1 mil milhões de dólares (5.,7 mil milhões de euros) com o objetivo de melhorar o fornecimento de vacinas de alta qualidade.
0 Comments