UE e Fundação Gates organizam Cimeira de Doadores da GAVI em Bruxelas

5 de Dezembro 2024

A União Europeia (UE) e a Fundação Gates serão os anfitriões da próxima Cimeira de Doadores da Global Vaccine Alliance (GAVI), que pretende angariar fundos para financiar vacinas contra doenças […]

A União Europeia (UE) e a Fundação Gates serão os anfitriões da próxima Cimeira de Doadores da Global Vaccine Alliance (GAVI), que pretende angariar fundos para financiar vacinas contra doenças infecciosas nos países em desenvolvimento.

A Cimeira da GAVI 6.0 terá lugar em Bruxelas no final do primeiro trimestre de 2025 e reunirá líderes mundiais de vários países, de organizações parceiras, dos fabricantes de vacinas, da sociedade civil e do setor privado, com o objetivo de garantir investimentos cruciais nos programas de vacinação, afirmou o Conselho Europeu em comunicado.

“Num mundo multipolar, a UE tem um papel essencial a desempenhar para fazer face às ameaças globais à saúde e aos desafios sem precedentes que se colocam às pessoas e às comunidades. A disponibilidade de vacinas é vital não só para a humanidade, mas também para restabelecer a atividade económica e a prosperidade a nível mundial”, afirmou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, citado na nota.

O presidente do Conselho de Administração da GAVI desde 2021, José Manuel Durão Barroso, sublinhou que os investidores estão a ajudar a criar um “mundo mais resistente a surtos de doenças” e a ajudar o “futuro de mais de metade das crianças do mundo”.

A UE e os seus Estados-Membros continuam a ser, coletivamente, o maior contribuinte da GAVI, totalizando mais de 6,5 mil milhões de euros para a GAVI 5.0 (2021-2025) que, desde a sua criação em 2000, já vacinou mais de 1,1 mil milhões de crianças.

A GAVI foi fundada em 2000 com uma doação do empresário Bill Gates, numa altura em que a maioria das crianças nos países menos desenvolvidos não recebiam as seis vacinas consideradas indispensáveis, e, desde então, a Fundação Gates já doou 6,1 mil milhões de dólares (5.,7 mil milhões de euros) com o objetivo de melhorar o fornecimento de vacinas de alta qualidade.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This