Casos de gripe aumentam, com 386 positivos para o vírus na semana passada

19 de Dezembro 2024

Na semana passada foram identificados 386 casos positivos de infeção com o vírus da gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, informou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica da gripe divulgado pelo Insa, daquele total, 353 casos eram do tipo B e 33 do tipo A, tendo sido identificado o “subtipo A (H1N1) pdm09” em sete dos casos. Na semana anterior tinham sido reportados 260 casos positivos para o vírus da gripe.

Na semana de 09 a 15 “continuou a ser detetada a circulação de outros vírus respiratórios, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (RSV) o mais frequente”. O boletim dá conta de uma “tendência estável” no número de casos internados por infeção por RSV em crianças menores de 24 meses.

No referido período, o Insa não recebeu informação sobre casos de internamento por gripe em cuidados intensivos, tendo sido admitidos nos hospitais/Unidades Locais de Saúde 61 casos de infeção respiratória aguda grave (SARI).

“A taxa de incidência de SARI foi de 7,8 por 100 000 habitantes, apresentando uma tendência estável em comparação com a semana anterior”.

Desde o início da época de vigilância, em 30 de setembro, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (Hospitais) identificaram 1.440 casos de gripe e notificaram 27.351 casos de infeção respiratória.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights