Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

20 de Dezembro 2024

Mais de 230 centros de saúde em todo o país estão a funcionar com horário de atendimento complementar e 15 abertos 24horas/dia, segundo dados da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

Os dados da DE-SNS indicam ainda que 32 unidades estão abertas após as 20:00 ao fim de semana, 48 atendem após essa hora em dias úteis.

Além destas unidades, há centros de saúde com horário de atendimento pós-laboral até às 20:00 e 39 Serviços de Urgência Básica.

Quanto a horários 24h/dia, são 15 os centros de saúde sempre abertos para cuidados não emergentes ao fim de semana e oito nos dias úteis.

O reforço dos horários nos centros de saúde, previsto no Plano de Inverno por causa do previsível aumento de procura dos serviços de saúde, pretende alargar a resposta nos cuidados de saúde primários para situações não emergentes, evitando idas desnecessárias à urgência.

Na informação enviada à Lusa, a DE-SNS apela que os utentes “recorram aos níveis de cuidados recomendados, de modo particular nos momentos de maior procura como o que se vive atualmente”, em resultado do aumento das infeções respiratórias e do tempo frio, que pode descompensar doença crónica.

“Esta adaptação da capacidade ao nível dos cuidados de saúde primários pretende responder a uma maior procura da população nos meses de outono/inverno e diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes”, sublinha.

A DE-SNS indica ainda que durante o fim de semana estarão em funcionamento 321 centros de saúde em vários pontos do país, recomendando o contacto prévio para o SNS24 para melhor aconselhamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights