ULS de Coimbra ativa nível 1 do plano de contingência

27 de Dezembro 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou esta quinta-feira o nível 1 Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, que implica o alargamento do horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários.

Nos dias úteis, os cuidados de saúde primário vão estar abertos até às 20:00 e a agenda dos seus profissionais de saúde vai ser reorganizada para garantir que, pelo menos, 60% das consultas de situações agudas são realizadas no próprio dia.

Em comunicado, a ULS de Coimbra destacou também a abertura de serviços do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) para a realização de raio X de tórax e do edifício São Jerónimo, que vai realizar análises clínicas entre as 09:00 e as 17:00, nos dias úteis.

A ULS de Coimbra dispõe ainda de dois centros de atendimento clínico, um no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, e outro no Hospital do Avelar, em Ansião, com respostas integradas à doença aguda com atendimento médico e de enfermagem, análises clínicas, radiologia convencional e eletrocardiograma.

Em resposta à agência Lusa, a ULS de Coimbra disse que hoje espera um “dia complicado” nos serviços de urgência centrais.

Na semana de 16 a 22 de dezembro, foram registadas 1.373 consultas relacionadas com diagnósticos de infeções respiratórias, o que “indica uma intensidade baixa na propagação de infeções respiratórias”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights