Portal do SNS clarifica que Serviços de Urgência Básica atendem todas as faixas etárias

10 de Janeiro 2025

O portal do SNS, onde se pode consultar o estado do funcionamento dos serviços de urgência no país, foi alterado para clarificar que nos Serviços de Urgência Básica (SUB) "o atendimento é para todas as faixas etárias".

“Nestes serviços, o atendimento é para todas as faixas etárias, incluindo crianças, e é assegurado por médico/a especialista em Medicina Geral e Familiar, à semelhança do acompanhamento realizado por médico/a de família nos cuidados primários (unidades de cuidados de saúde personalizados e unidades de saúde familiar) ou nos serviços de atendimento complementar”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) numa resposta à Lusa.

Na mesma informação dos SPMS é dito que “os Serviços de Urgência Básica não têm Urgência Pediátrica, por não terem pediatras a fazer atendimento”.

No dia 30 de dezembro, a Lusa noticiou que o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continha informações erradas acerca do funcionamento de alguns Serviços de Urgência Básica, ao referir que possuíam a especialidade de urgência pediátrica, quando só possuíam urgência geral.

Estavam nesta situação pelo menos os casos dos hospitais de Ponte de Lima, Monção e Peniche.

As alterações hoje anunciadas incluem também os Serviços de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia inseridos no projeto-piloto de pré-triagem por enfermeiros especialistas através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).

“As utentes que acorrem à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia sem referenciação prévia são informadas da necessidade de efetuar o contacto telefónico antes da admissão, sendo-lhes assegurado um meio de contacto com a Linha SNS 24 para efeitos de correta referenciação”, explica a nota.

Se as grávidas “insistirem no atendimento, serão atendidas e triadas por um enfermeiro especialista em saúde materna e infantil” e, no caso de não existir motivo de urgência, “será encaminhada para consulta nos cuidados primários ou hospital no prazo máximo de um dia útil”, acrescentam.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights